Escola da Maia vence uma das categorias da Escola Amiga

Escola da Maia vence uma das categorias da Escola Amiga

O Jardim de Infância Monfortinhos de Real, na Maia venceu a categoria “Espaço Escolar”, da quarta edição da Escola Amiga.

A iniciativa “Escola Amiga da Criança” dinamizada pela CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), pela LeYa e pelo psicólogo Eduardo Sá pretende distinguir escolas que concretizam ideias que contribuam um desenvolvimento da criança no espaço escolar.

O Jardim de Infância Monfortinhos de Real, na Maia, concorreu a esta iniciativa com o projeto “Brincar nos Quintais”. A escola saiu vencedora da categoria “Espaço Escolar”, da quarta edição da iniciativa Escola Amiga.

O projeto promoveu a brincadeira ao ar livre e a exploração sem a limitação de tempo, a pedido dos alunos.

Foi feito um levantamento, pela Rua de Real, Rua do Cavaco e S. Romão, das pessoas que estariam dispostas a colaborar e abrir o seu quintal. Os vizinhos, alguns já a viver sozinhos, aderiram de imediato. Desde a exploração livre destes espaços, à participação na desfolhada ou à simples troca de produtos agrícolas ou experiências, tudo fluiu de uma forma natural e contextualizada. Para além disto, os alunos percorreram os parques e espaços verdes, aprendendo a tomar conta deles para serem usufruídos.

O prémio desta categoria oferece, à biblioteca da escola, livros no valor de 1 000 €, bem como prémios por parte de parceiros que se associaram à iniciativa.

A 4ª edição da Escola Amiga conta com o apoio da Católica Porto Business School, Faculdade de Educação e Psicologia | Universidade Católica Portuguesa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Fábrica Centro Ciência Viva, Universidade de Aveiro, Ciência Viva, The Inventors, Fundação Altice, Associação ACEGIS, Ekui, Academia Ponto Verde, Associação Mutualista Montepio, Maped, note!, Clube de LeYtura e REN. Conta com o apoio institucional do Ministério da Economia e da Transição Digital, do Ministério da Saúde e do Serviço Nacional de Saúde, do Ministério do Mar e do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

Compartilhar este post