Encontro na Maia reuniu professores e especialistas para discutir Educação

Encontro na Maia reuniu professores e especialistas para discutir Educação

Ao iniciar o novo ano letivo, o Fórum da Maia recebeu a sétima edição do Encontro Internacional SUPERTABi. O evento sobre inovação pedagógica realizou-se entre os dias 9 e 10 de setembro, em formato híbrido e gratuito e contou com mais de 2 000 inscritos.

Este encontro contou com a presença de António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia; Emília Santos, vice-presidente e vereadora da educação da autarquia; Luís Carlos Lobo, Delegado Regional de Educação do Norte; Manuel João Costa, pró-reitor para os assuntos estudantis e inovação pedagógica da Universidade do Minho e Marco Bento, coordenador do VII Encontro SUPERTABi 2022.

O evento, habitualmente realizado antes do arranque das aulas, «é um encontro de disseminação de práticas pedagógicas, de debate e de reflexão sobre inovação» refere Marco Bento, acrescentando que «são chamados especialistas para conversarem sobre educação e práticas pedagógicas com tecnologia; professores e partilha de experiências».

Já Luís Carlos Lobo considera importante a realização destas iniciativas, uma vez que a Direção Geral de Ensino Superior (DGES) está disponível «para qualquer coisa que seja preciso resolver e para que as nossas crianças e alunos tenham as melhores condições precisas». No seu discurso, o delegado admitiu ao Jornal Maia Hoje que «queria mostrar aos professores que nós sabemos o trabalho que têm tido nos últimos anos, sabemos dificuldades com que passaram (…) e que as autarquias conseguiram, rapidamente e em parceria, resolver um problema que ninguém estava à espera (pandemia)».

Luís Carlos Lobo e Silva Tiago

Por outro lado, Emília Santos afirma que este é um evento que «já faz parte da história do concelho da Maia» e «tem a característica de ser a antecâmara da abertura do ano escolar». A vereadora, que esteve presente nos dois dias de encontro, considera «precisamos de ouvir todos aqueles que gostam de educação para sermos cada vez mais fortes, melhores e mais afirmados» acrescentando que a Maia «é um concelho afirmado em matéria de educação e ciência».

Silva Tiago refere que «este novo modelo de educação é muito mais aliciante para os jovens e para as crianças» uma vez que o Projeto SUPERTABi promove a utilização das tecnologias em salas de aulas. A autarquia apoia este projeto com a ajuda da Universidade do Minho, do professor Marco Bento e de toda a equipa da Câmara Municipal.

Veja os nossos vídeos, com a reportagem, em:

Compartilhar este post