Dia Nacional de luta contra a obesidade

Dia Nacional de luta contra a obesidade

O Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade é celebrado no penúltimo sábado do mês de maio.

Assinala-se hoje, o o 18.º Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade portuguesa para o problema da obesidade e as implicações que esta tem na saúde.

De acordo com um estudo realizado pela Unidade de Investigação em Epidemiologia do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, seis em cada 10 portugueses são obesos ou podem vir a sê-lo. Os dados divulgados pela Direção Geral da Saúde (2015), mostram que este problema é uma realidade logo a partir da infância, já que a prevalência do excesso de peso, na população portuguesa entre os 10 e os 18 anos é de mais de 30%, e a obesidade é de cerca de 8%.

O excesso de peso é um dos principais problemas de saúde pública. Afeta todas as faixas etárias e tem influência direta na longevidade e na qualidade de vida. A obesidade é um dos fatores de risco da diabetes, doenças cérebro-cardiovasculares, hipertensão arterial, doença osteoarticular disfunções sexuais, infertilidade e da generalidade dos cancros.

Todos os anos, a obesidade e o excesso de peso causam mais de 1,2 milhões de mortes na Europa, constituindo a 4.º principal causa de morte da população europeia. Durante a pandemia da covid-19 assistiu-se a um agravamento da qualidade do estilo de vida, com redução da atividade física e aumento do consumo de gorduras, sal e açúcar.

O mais recente relatório da Organização Mundial da Saúde sobre Obesidade na Europa 2022 destaca que nenhum país europeu está no bom caminho para travar o aumento da obesidade, frisando a urgência de medidas nacionais para a prevenção e o controlo da doença.

Em Portugal, a obesidade foi reconhecida oficialmente como doença crónica em 2004. Foi também neste ano que se assinalou pela primeira vez esta data.

Fontes: Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal; Médis

Compartilhar este post