Dia Mundial dos Leprosos

Dia Mundial dos Leprosos

O Dia Mundial dos Leprosos celebra-se no último domingo do mês de janeiro.

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1954, este dia tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a discriminação exercida sobre os doentes com lepra, assim como promover a ajuda dos leprosos e a sua reintegração social.

A escolha deste dia deve-se à celebração em honra de Gandhi, falecido neste dia, que afirmou que «eliminar a lepra é o único trabalho que não consegui completar na minha vida».

Segundo a ONU, «em comunicado, o embaixador da Boa Vontade da Organização Mundial da Saúde, OMS, Yohei Sasakawa, contou que embora as manchetes no ano passado tenham sido dominadas pela pandemia da Covid-19, a hanseníase continua a contaminar pelo menos 200 mil pessoas todos os anos». Este acrescenta que «para vencer a doença é preciso mais do que um diagnóstico. Os pacientes necessitam de um tratamento imediato. A sociedade tem de entender que a lepra não pode ser mais motivo de vergonha ou preconceito».

O que é a lepra?

Conhecida também como Hanseníase ou doença de Hansen, a Lepra é uma doença infeciosa causada por uma bactéria que leva ao aparecimento de manchas esbranquiçadas na pele e alteração dos nervos periféricos, o que diminui a sensibilidade da pessoa à dor, toque e calor.
Um dos primeiros sintomas desta doença é o aparecimento de manchas planas ou elevadas, do tipo arredondada, de cor mais clara que a pele, que se podem espalhar pelo corpo. Pode ainda haver o surgimento de outros sintomas como, inchaço da região; perda de força nos músculos; perda da capacidade de suar; pele ressecada; perda de sensibilidade e dormência; lesões e feridas na planta dos pés; lesões no nariz; lesão dos olhos pode causar cegueira; paralisia dos braços e das pernas; impotência e esterilidade.

Compartilhar este post