Dia Mundial do Origami

Dia Mundial do Origami

A 11 de novembro comemora-se o Dia Mundial do Origami. Escolhido pela Nippon Origami Association, este dia celebra o origami, uma vez que é um símbolo de paz.

A origem dos origamis é japonesa e o termo usado faz referência à arte de dobrar papel sem usar tesouras ou cola para criar figuras.

Sadako Sasaki, uma menina de 12 anos, tornou o origami um símbolo de paz mundial. A menina foi vítima da bomba atómica da Segunda Guerra Mundial e antes de falecer, esta fez 646 grous (pássaro) na esperança de pedir um desejo de cura. A lenda diz que quem fizer mais de 1 000 grous em origami, tem direito a um desejo concedido pelos deuses. Para completar os 1 000 grous, os seus amigos fizeram mais 354.

Para celebrar este dia, o Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, até dia 30 de novembro, irá oferecer o modelo de um origami, o dos “Quantos Queres”, uma vez que é uma das figuras de origami mais populares e que serve de brincadeira para as crianças. Nele haverá perguntas e respostas sobre a História da Maia, permitindo que pais e filhos possam passar um momento divertido e de aprendizagem, para além de que, fazer origamis ajuda a desenvolver a capacidade de concentração infantil e ao mesmo tempo, as habilidades manuais.

Clique aqui para fazer o seu origami.

Compartilhar este post