Dia Mundial das Redes Sociais

Dia Mundial das Redes Sociais

Reclamações de burlas nas redes sociais disparam 654%. O Facebook é a rede social com maior número de queixas.

Segundo uma análise do Portal da Queixa, entre janeiro e maio deste ano, o número de queixas disparou face a 2021. Enquadrado no Dia Mundial das Redes Sociais, o estudo revela que o Facebook e o Instagram são as plataformas que mais reclamações recebem, uma vez que há inúmeros casos de burlas online efetuados através destas lojas e que estão a levar centenas de consumidores ao engano.

Numa análise mais abrangente realizada à subcategoria “Redes Sociais, Fóruns e Blogs”, foi identificada uma subida de 30% das queixas entre janeiro e maio de 2022, face ao mesmo período do ano passado. Entre os principais motivos de reclamação dos consumidores estão os problemas (por alegada burla) com lojas nas redes sociais e/ou marketplace (47%); seguem-se os roubos de conta (28% das queixas) e os bloqueios de conta (6%). 

Segundo o fundador do Portal da Queixa, Pedro Lourenço «a facilidade com que se cria uma loja online nestas redes sociais origina a que pessoas mal intencionadas encontrem aqui uma forma fácil e rápida de enganar os consumidores, sobretudo os menos informados, que são um alvo mais fácil de cair neste esquema».

Dia Mundial das Redes Sociais:

O Dia Mundial das Redes Sociais é assinalado a dia 30 de junho. A data foi criada pelo website americano, Mashable em 2010, como uma forma de reconhecer a revolução digital que fez dos media um ambiente social, celebrando-se anualmente a 30 de junho desde então. Portugal associou-se à data em 2010.

Compartilhar este post