Dia Mundial das Massas

Dia Mundial das Massas

Na Roda da Alimentação Mediterrânica, é responsável por fornecer cerca de 28% da energia total diária recomendada. Portugal é um dos 20 maiores consumidores de massa mundiais, com 6,6 kg per capita anuais.

As massas alimentícias estão presentes no grupo dos cereais e derivados e tubérculos, da Roda da Alimentação Mediterrânica, sendo um excelente fornecedor de hidratos de carbono e fibra, se optarmos pelas versões integrais.

O dia Mundial das Massas surgiu em 1995 num congresso mundial sobre massa. A data foi instituída em 1998 pela “International Pasta Organization”. O dia comemora a importância da massa para a alimentação, que além de ser económica e fácil de cozinhar, também é saudável e equilibrada. A data também relembra o contributo da massa para o desporto e para a saúde das pessoas, no geral.

A massa é um alimento feito a partir de uma pasta de pão sem fermento que pode ser moldado em mais de 600 formas, sendo o nome das massas geralmente um descritivo das suas formas. As primeiras referências à massa remontam a 1154, na Sicília, em Itália, um país bem conhecido por essa iguaria.

Protocolo entre a Milaneza e a Nova Medical School

Em comunicado, a Milaneza (marca do Grupo Cerealis) e a Nova Medical School (NMS) referem a assinatura de um protocolo para investigar a relação entre o consumo de massa e índice glicémico nos portugueses. Os alunos irão estudar as características dos hidratos de carbono e o seu impacto nos níveis de glicemia.

Margarida Bacelar, responsável pela área de Inovação e Desenvolvimento da Cerealis, apresenta os benefícios da ingestão de fibra, sendo estes «a redução do colesterol e da pressão arterial, mas uma das grandes vantagens é a sua contribuição para a diminuição do índice glicémico. Quanto menor o valor de índice glicémico, menor o efeito na subida do açúcar no sangue (após ingestão dos alimentos). Este dado pode ajudar-nos a selecionar alimentos cujo aporte de fibra ajude a controlar o teor de açúcar no sangue. É, por isso, importante analisar os hábitos de consumo e adotar estratégias que tenham impacto positivo na saúde».

Já Conceição Calhau, Coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição da NOVA Medical School, refere que «os estudantes do Mestrado Integrado em Medicina e da Licenciatura em Ciências da Nutrição envolvidos em estudos clínicos na área da nutrição podem capacitar a indústria e completar a sua missão de fornecer mais informação sobre o impacto no consumo».

O Dia Mundial das Massas assinala-se também no mês do Dia Mundial da Alimentação e do Dia da Menopausa, datas que são uma oportunidade para alertar para a importância de se fazerem refeições de baixo índice glicémico. No caso da menopausa, por exemplo, sabe-se que mulheres com padrão de refeições de elevado índice glicémico, muito associado à resistência à insulina, pré-diabetes e diabetes, possuem níveis mais elevados de estrogénios, mais rapidamente esgotam os oócitos e, por isso, ficam em maior risco de menopausa precoce.

Fonte: Calendarr;
Milaneza

Compartilhar este post