Dia Mundial da Tuberculose

Dia Mundial da Tuberculose

O Dia Mundial da Tuberculose é assinalado a 24 de março. A data foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1982, em homenagem a Robert Koch que descobriu a causa da tuberculose.

Segundo a OMS, «a tuberculose ainda é a doença infeciosa que mais mata em todo o mundo: em 2018, morreram 1,5 milhões de pessoas, 251.000 das quais com HIV, o que as torna especialmente vulneráveis».

O objetivo deste dia é sensibilizar para as devastadoras consequências em matéria de saúde pública, sociais e económicas da tuberculose (TB) e para intensificar os esforços no sentido de acabar com a epidemia global de tuberculose.

Mário Nogueira, presidente da Associação Portuguesa de Solidariedade Mundo Unido João Paulo II refere que «os esforços fruto do trabalho laborioso de ONGD e outras Organizações Internacionais, evitaram cerca de 58 milhões de mortes por essa causa desde o ano 2000, mas a tuberculose continua a ser a doença infeciosa mais letal do mundo».

O tema do Dia Mundial da Tuberculose 2022 é “Hora de Agir”. Para Mário Nogueira é necessário:

  • Aumentar o acesso à prevenção e ao tratamento;
  • Garantir financiamento suficiente e sustentável, em particular para a pesquisa;
  • Pôr fim ao estigma e discriminação
  • Promover uma resposta à tuberculose que seja equitativa, baseada em direitos e centrada na população, porque 10 milhões de pessoas têm tuberculose. No entanto, Existe 85% de possibilidades de cura, em caso de tratamento.

PUB

Compartilhar este post