Dia de S. Martinho

Dia de S. Martinho

Diz o povo “no dia de S. Martinho, castanhas, pão e vinho”

Comemorado anualmente a 11 de novembro, o dia de S. Martinho é uma das celebrações que marca o outono. A tradição exige celebrar-se a data com um magusto, que consiste em castanhas assadas e vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior.

Lenda de São Martinho

A lenda conta que certo dia, um soldado romano chamado Martinho estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo que lhe pediu esmola. Para protegê-lo um pouco do frio, Martinho rasgou a sua capa em dois e deu uma metade ao mendigo. Nesse momento, o tempo aqueceu. A mudança no tempo terá sido a recompensa a Martinho, graças a sua bondade com aquele homem.
Por norma, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece, tal como sucedeu com São Martinho. Este acontecimento é popularmente conhecido como o “verão de São Martinho”.
Martinho de Tours, São Martinho, nasceu em 316. Foi militar, bispo e tornou-se um santo padroeiro dos mendigos, alfaiates, peleteiros, soldados, cavaleiros, curtidores, restauradores e produtores de vinho. Faleceu em 397.

Verão de S. Martinho:

Refere-se anualmente ao período no qual o tempo fica mais calmo, antes da chegada, em definitivo, do frio do inverno. Durante alguns dias, as condições meteorológicas adquirem características do verão.

No Verão de São Martinho, que tem duração variável, as noites são de céu limpo, tranquilas e frias. Nalguns pontos da nossa geografia podem até mesmo nascer as primeiras geadas. Além disso, segundo o referido em inúmeros adágios, é a época das práticas da matança do porco, das fogueiras, castanhas e vinho. Realce-se, contudo, que nem todos os anos este episódio do tempo sucede.

Compartilhar este post