DECO| O impacto do aquecimento

DECO| O impacto do aquecimento

Em Portugal falamos muito do nosso clima ameno, mas a verdade é que a maioria das pessoas tem problemas de climatização das suas casas, ora porque são muito frias, ora porque são muito quentes. Muitos destes problemas têm origem na fraca qualidade das construções, porém são também muitos os casos em que as soluções de aquecimento instaladas não são as adequadas. Seja qual for o motivo, as pessoas acabam por despender uma grande parte do orçamento familiar com faturas de energia. Atualmente, o aquecimento ambiente e de água representam 80% da procura energética dos agregados familiares da UE.

Ter um sistema de aquecimento adequado e em bom estado é também um aspeto fundamental para o bem-estar e saúde dos consumidores. Além da questão do conforto térmico nas nossas casas, são relevantes aspetos como qualidade do ar interior, o ruído emitido por equipamentos antigos ou a elevada manutenção dos mesmos.

Finalmente, importa ter presente que a desadequação e a idade dos sistemas de aquecimento constituem um grave problema energético a nível europeu. Estima-se que mais de 60% dos sistemas instalados têm mais de 15 anos, o que significa que são ineficientes do ponto de vista energético. Consomem quantidades excessivas de energia e são mais poluentes quando comparados com equipamentos novos mais inovadores e/ou baseados em tecnologias alternativas.

O recurso a combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão) é ainda elevado, representando 76% de todo o stock instalado (121 milhões de equipamentos). As energias renováveis (biomassa e solar) representam apenas 5,2% do stock instalado.

Podemos assim dizer que é um desafio partilhado por todos os consumidores reduzir as necessidades de aquecimento, conduzindo a um menor impacto ao nível das emissões de gases com efeito de estufa. Apresentamos o projeto HARP que vem apoiar os consumidores na escolha do seu aquecimento eficiente, com informação útil e uma aplicação online que avalia os sistemas de aquecimento dos consumidores e identifica a solução alternativa mais adequada a cada caso.

Compartilhar este post