Creche Santa Luzia e Escola da Maia vestidas a rigor para este Natal

Creche Santa Luzia e Escola da Maia vestidas a rigor para este Natal

Atrações natalícias dão a conhecer o Natal aos mais pequenos

Durante este mês poderá ir visitar a Vila de Natal da Creche de Santa Luzia. Inaugurada durante esta semana, a Vila de Natal contou com a presença , entre outros, de Carlos Moreira, presidente da Junta de Freguesia de Moreira e de Maria de Lurdes Maia, provedora da Santa Casa da Misericórdia da Maia.

A equipa do Jornal da Maia foi àquela que é uma verdadeira Vila de Natal. Atrações natalícias como, uma “roda gigante”, um comboio, um baloiço, um trenó e até a Casa do Pai Natal, chamam a atenção, não só aos mais pequeninos como também aos “maiores”.

Ao mesmo tempo que nós, chegou Carlos Moreira, presidente da Junta de Freguesia de Moreira, considerado um grande apoio para esta creche. Em entrevista ao Jornal da Maia, o presidente demonstrou a sua solidariedade e alegria em relação à concretização desta Vila Natalícia, dizendo que «este é um trabalho de comunidade, em que a Junta se envolveu, os pais envolveram-se e isto é sempre de louvar. É um momento de magia, interessante para as crianças, um momento de grande esperança, de amizade, união e de paz». De realçar que as crianças que frequentam esta creche, nasceram e cresceram em plena pandemia, daí ser «importante que as crianças sintam o momento de natal, o que é o pai natal. São sempre momentos de magia».

Fizemos a surpresa em aparecer na creche de Santa Luzia para ver todo este trabalho, realizado pela própria instituição e com a contribuição de pais e outras entidades. Sónia Raimundo, diretora da creche, ressalta a ajuda das suas colegas e educadores Cátia, Cláudia e Manuela, e agradece, principalmente, a colaboração da Junta de Freguesia que contribuíu com as madeiras. Para além deste apoio, também a Maia Limpa (ver nota da redação); a Casa Moreira e a Escola de Música Amare, ajudaram na concretização deste sonho.

Sónia conta-nos que esta Vila de Natal «foi fruto de muito trabalho. Estamos a ver isto desde outubro. A “roda gigante” e o baloiço estão a ser construídos há muito tempo».

João Moreira, representante dos pais, revelou ao Jornal da Maia ter um filho, nascido em plena pandemia, considerando que esta Vila de Natal é importante para dar a conhecer ao pequeno Afonso o que é, realmente, esta época natalícia.

A Vila de Natal está aberta ao público, das 7h30 às 19h30. Caso queira visitar este espaço, é preciso avisar previamente para fazer a realização da reserva.

«A magia do Natal que já não sentíamos há quase dois anos»

A escola EB 2,3 da Maia está agora mais iluminada e natalícia, com as decorações produzidas pelos alunos. Segundo as professoras responsáveis por este trabalho, Fátima Teixeira e Sandra Paúl, «os materiais são todos reciclados, ou seja, materiais que tínhamos na escola como madeiras e esferovite. Os flocos de neve pendurados no teto foram produzidos através de rolos de papel higiénico; os presentes com caixas de cartão e os bonecos de neve com madeiras».

Ao percorrer a escola observámos as várias decorações, mas o destaque vai para a grande árvore de Natal que se encontra no polivalente. Com quatro metros de altura, esta sobressai com a sua iluminação e enfeites que variam entre o vermelho e o branco.

Para as professoras, o principal objetivo é «criar um conforto no Natal para que os alunos se sintam bem e tenham um ambiente e espírito natalícios». Para além disto, o pretendido é «trazer a magia do Natal que já não sentíamos há quase dois anos e criar um sorriso nas crianças, nos professores e funcionários».

Segundo as professoras, a decoração estará presente até meados de Janeiro.

NOTA DA REDAÇÃO: Ao minuto 1:10, por lapso, é referida a empresa “MaiaLimpa”, tendo posteriormente sido retificada pela entrevistada para “Portolimpo – Facility Services”.

Compartilhar este post