“Cozido Barrosão” para degustar na Maia

“Cozido Barrosão” para degustar na Maia

A Grande Rota do Cozido Barrosão chegou à Maia. O restaurante “Cutelo Velho” é o primeiro da região do Grande Porto a receber esta especialidade transmontana de Montalegre e Boticas.

Até este domingo, dia seis de fevereiro, pode provar o famoso “Cozido Barrosão” que nasceu nos municípios de Montalegre e Boticas.

A “Grande Rota do Cozido Barrosão” é um projeto promovido pelos chefes António Dias e Vítor de Oliveira que irá percorrer vários restaurantes espalhados por todo o país. Depois de ter passado por Montalegre e Coimbra, o evento chega à Cidade da Maia, de um a seis de fevereiro.

Para o chefe Vítor Oliveira, o objetivo desta iniciativa é «ir aos restaurantes (…) mostrar todos os produtos e um pouco deste prato que é tão especial e tão único», acrescentando que, assim, «conseguimos trazer um pouco do território até à Maia e até outros pontos do país».

A terceira paragem desta rota é o restaurante “Cutelo Velho”, localizado na Rua Dr. Augusto Martins, na Maia, junto à Conservatória e PSP da cidade.
O MaiaHoje foi visitar o espaço maiato e falou com o chefe residente, Paulo Reis Santos, que nos explicou o porquê de ter aceite esta iniciativa «como são carnes de excelência e carnes certificadas, nós decidimos aderir a este projeto porque se integra no foco do nosso restaurante que são as carnes de qualidade», destacou.

O “Cozido Barrosão” diferencia-se dos restantes devido à sua carne barrosã, à batata e à couve locais. Segundo o chefe maiato, «é um cozido que se baseia em carnes salgadas, em carne de salmoura, em carnes fumadas, logo o sabor é completamente diferente. O que acompanha o cozido é das terras de Barroso, como a batata, a cenoura, a couve portuguesa, o frango, a vitela». O chefe conclui que esta iniciativa «é para que as pessoas tenham mais conhecimento do que é um Cozido Barrosão. É realmente diferente daquilo que estamos habituados».

Após a sua presença na Maia, o cozido tem como próximo destino a Mercearia da Tábua, na Nazaré e terminará na Serra da Estrela, em abril.

Nesta “Rota do Cozido Barrosão”, cada menú terá o custo de 25.00 euros por pessoa (sem bebidas) e estará disponível quer ao almoço, quer ao jantar, obrigando a reserva prévia via “The Fork”, pelo telefone ou email.
O vinho promovido no evento também ele é de Montalegre.

Para além deste projeto, os chefes António Dias e Vítor de Oliveira lançaram o website www.cozidobarrosao.pt, onde é possível comprar packs de carnes salgadas e fumadas para comer em casa.

Compartilhar este post