Correr 10 quilómetros e conhecer a Maia «enquanto cidade desportiva»

Correr 10 quilómetros e conhecer a Maia «enquanto cidade desportiva»

No dia cinco de dezembro a Maia será palco do Grande Prémio de Atletismo do Eixo Atlântico XXI. A competição de 10 quilómetros é organizada em parceria pela Câmara Municipal e pelo Eixo Atlântico.

«Este é provavelmente o evento de mais sucesso, nesta categoria, a nível europeu», começa por dizer Xoán Vázquez Mao, secretário-geral do Eixo Atlântico. «Esta é a prova que junta o desporto e o turismo», disse.

As inscrições para esta corrida já se encontram abertas e podem ser feitas através do site www.eixoatlantico.com. Para participarem, os atletas terão de pagar 10 euros e têm direito a medalha de participação, uma t-shirt, dorsal, água, fruta, seguro desportivo, diploma de participação e assistência médica. De referir que são esperados participantes vindos da Galiza e Norte de Portugal.

 O levantamento dos respetivos kits podem ser feitos na loja Decathlon da Maia, dia quatro de dezembro e na Câmara, no dia cinco de dezembro. Todos os participantes devem estar vacinados e apresentar teste negativo à Covid-19, feito 48 horas antes da prova.

Apresentação do Grande Prémio de Atletismo do Eixo Atlântico

A partida e chegada da competição serão em frente à Câmara da Maia, junto à estátua do Lidador. A prova, com início marcado para as 10 horas, destina-se a atletas federados e não federados. Segundo o vereador Hernâni Ribeiro, com o pelouro do Desporto, «estas provas são sempre momentos de, por um lado, superação pessoal e, por outro, de um grande convívio e festa do desporto».

O percurso apresentado decorre no centro da cidade e «não apresenta grandes dificuldades para quem quiser participar», acrescenta Hernâni Ribeiro. Os participantes poderão ainda «conhecer aquilo que é a Maia enquanto cidade desportiva e passar por ruas que sofreram intervenções recentes para proporcionar condições à mobilidade suave», disse o vereador.

Quanto a restrições na circulação do trânsito, estarão cortadas as ruas Avenida D. Manuel II, Rua Altino Coelho e Rua Padre Luís Campos. Ainda assim a organização garante que estarão salvaguardadas alternativas para os automobilistas circularem normalmente.

Apresentação do Grande Prémio de Atletismo do Eixo Atlântico

A prova insere-se nos Jogos do Eixo Atlântico, que têm a Maia como sede para a edição de julho de 2022. Os Jogos do Eixo Atlântico destinam-se à promoção do desporto, à convivência entre os jovens e, também ao melhor conhecimento entre os cidadãos da Euro-região Galiza – Norte de Portugal. Realizam-se de dois em dois anos e constituem um evento desportivo transfronteiriço único na Europa, com uma participação de entre 1500 a 2000 atletas dos municípios e entidades membros do Eixo.

Compartilhar este post