Conheça os símbolos de Natal

Conheça os símbolos de Natal

ESTRELAS

Os reis magos, vindos do oriente à procura de Jesus, foram guiados por uma estrela até Belém. Esta estrela, de 4 pontas e uma cauda luminosa, representava as 4 direções da terra: norte, sul, este e oeste, de onde viriam todos os irmãos adorar Jesus.

O PERÚ DE NATAL

A história do Perú assado na noite de natal é recente. Na altura dos descobrimentos, Cristóvão Colombo teria trazido o conhecimento desta ave para a Europa. Era comum pensar-se que se tratava de uma ave exótica trazida da índias, pois pensava-se que os descobridores tinham atracado na índia. O peru de natal, teria sido servido pela primeira vez como prato principal da ceia em 1621, durante o dia de Ação de Graças, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. Na altura eram utilizados gansos, cisnes e pavões, todos vistos como aves nobres. Os perus eram criados pelos índios mexicanos, era mais barato, crescia e ganhava volume e peso, mais rapidamente. A introdução do peru como prato principal na Europa e nas Américas, na comemoração do nascimento de Jesus, viria a transformar o conceito da Ceia de Natal, transmitindo a ideia de abundância e sucesso frente aos problemas de escassez do dia a dia. A carne assada revelava outro status diferente dos cozidos ou dos frios. A ideia do assado esteve ligada à classe aristocrática, sendo o cozido típico do povo. O cozido conservava todos os nutrientes enquanto no assado muito destes se perdia. 

O PRESÉPIO: a origem da tradição

O presépio será um dos mais antigas símbolos associados ao natal. Significando lugar onde se recolhe o gado, curral, está também associado artisticamente ao local onde teria nascido o menino. Os cristãos celebravam o nascimento de Jesus desde os finais do séc.III, mas o nascimento de jesus, associado à imagem do presépio seria a partir do séc.XVI.

Em 1223, São Francisco, festeja o nascimento do menino, com os seus irmãos em Assis, e idealizava a feitura das figuras em barro, para recriar o ambiente em que menino teria nascido. O conceito alargou-se praticamente por toda a Europa, vindo a ser prática na península ibérica a partir do século XVIII. O presépio ajuda-nos a refletir sobre o facto de jesus ter nascido num lugar humilde, que não hesitou em descer dos céus e nascer numa simples manjedoura.

A FIGURA DO PAI NATAL

A figura do Pai Natal é uma homenagem ao bispo católico São Nicolau, Bispo da Ásia Menor, do século IV. Foi desde cedo referido nas lendas de natal, por defender as crianças, ajudar os mais pobres e salvar marinheiros. Esta lenda viria a espalhar-se pela Europa e a associa-lo ao “dador de prendas”.  

AS BOLAS NATALINAS

As bolas natalinas viriam a substituir as maças que eram colocadas nas árvores de natal como enfeites. Representam os frutos da arvore, as boas ações, talentos, amor, esperança, perdão.

COROA DO ADVENTO

É de ramos verdes de pinheiro ou cipreste, sinal de vida e esperança. Envolta em fita vermelha, simboliza o amor de Deus que nos envolve, e o nosso amor, que aguarda o nascimento do salvador.

ÁRVORE DE NATAL

Simboliza o Reino de Deus” Eu sou a árvore, e vós sois os ramos”. Quando iluminada, a árvore lembra que jesus é a luz do mundo; o pinheiro, a resistência aos rigores do frio o verde a esperança da vida eterna.

CEIA

Símbolo do Banquete eterno, o momento em que se reúne toda a família, na partilha da melhor refeição.

SINOS

Espalham a alegria do nascimento de Jesus, para a libertação dos homens, a mensagem para que se espalhe fortemente por todas as direções.  

ANJOS

Simbolizam a comunicação de Deus com o homem “ os céus se abriram e Deus visitou o seu povo”

VELAS

Simbolizam a presença de Cristo como luz do mundo. Cada natal deve renovar a nossa fé em Jesus e empenho em viver n`Ele, na sua luz.

In “Revista de Natal MaiaHoje 2014”

Compartilhar este post