Comemorações dos 20 anos do Douro Património Mundial

Comemorações dos 20 anos do Douro Património Mundial

António Cunha, presidente da CCDR-Norte anuncia, ao lado de um conjunto de instituições regionais, a iniciativa comemorativa.

Tal como o Jornal da Maia já tinha avançado, hoje foi anunciado o programa comemorativo dos 20 anos da classificação do Alto Douro Vinhateiro como “Património Mundial” da UNESCO.

As comemorações, que contam com o Alto Patrocínio do Presidente da República, têm início a 14 de dezembro e irão estender-se por um ano. António Cunha explica que «o nosso principal papel será o de constelar e agregar, num programa integrado, as iniciativas desenvolvidas por um conjunto de instituições regionais ligadas ao Douro Património da Humanidade».

Para além da CCDR-Norte, integram a Comissão Organizadora da iniciativa, a Comunidade Intermunicipal do Douro, a Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte, as direções regionais de Cultura e de Agricultura e Pescas do Norte, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, os Museus do Douro e do Côa e a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial. Uma Comissão de Honra será presidida pelo Presidente da República.

Na apresentação da programação, a Vice-Presidente, Célia Ramos, avançou que esta será como uma «narrativa» que «faz uma ponte entra o passado e o futuro».

Na agenda para 2021 ganham destaque a estreia, a 17 de dezembro, da primeira ópera duriense, “Mátria”, uma campanha de marketing territorial baseada em 20 histórias de vida de durienses; o lançamento do prémio “Vinha D ́Ouro 2022” com o objetivo de distinguir as boas práticas em viticultura; e a sétima edição do Prémio Arquitetura do Douro, com a presença de Souto Moura entre os jurados.

Célia Ramos explica que «esta é uma agenda ainda em aberto, em construção (…) mas estimamos mais de 100 iniciativas ao longo do próximo ano».

PROGRAMAÇÃO:

20.º Aniversário do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial da UNESCO
Ação comemorativa da atribuição do Selo da UNESCO ao Alto Douro Vinhateiro, em 2021, que se realizará a 14 de Dezembro, em Lamego, no Teatro Ribeiro Conceição.

Ópera Mátria
Estreia, a 17 de Dezembro, da Ópera Mátria no Teatro de Vila Real, que traz à luz do dia uma criação que presta tributo ao Douro, através de um libreto de Eduarda Freitas construído a partir de textos de Miguel Torga, com música original de Fernando Lapa.

Prémio de Arquitetura do Douro 2021
Lançamento do Prémio de Arquitetura do Douro 2021, que completa 15 anos e cujo objetivo é o de distinguir boas práticas de intervenção arquitetónica, patrimonial ou urbanística no território abrangido pela classificação da UNESCO. Esta edição contará com o Arq. Souto Moura, vencedor da edição anterior, como júri do Prémio.

Prémio Vinha D ́Ouro 2022
Apresentação do novo Prémio Vinha D ́Ouro 2022, numa parceria entre a CCDR-NORTE e a Direção Regional de Agricultura que visa distinguir boas práticas de preservação e/ou replantação de vinhas no contexto da mancha classificada da Região Demarcada do Douro.

Campanha “20 Histórias Douro”
Trata-se de uma campanha de marketing territorial, baseada em storytelling de cariz comunitário, de forma a incentivar a comunidade regional e a promoção do seu sentido de pertença, do seu orgulho, e não o mercado turístico.
A campanha baseia-se na comunicação de 20 histórias pessoais. 20 histórias de durienses do quotidiano, heróis anónimos, baseadas em testemunhos e factos de vida e trabalho. A seleção desses testemunhos é intergeracional e atravessa o território do Douro e diversas atividades profissionais e sociais: um artesão, um enólogo, um tanoeiro, uma professora, uma dirigente de associativismo social, uma promotora do voluntariado, um desportista, uma profissional de hotelaria, um pároco, entre outras.
A narrativa visa fazer uma ponte entre o passado e o futuro, através de 10 dessas histórias de durienses que ajudaram a construir o território, tal como o conhecemos, nos últimos 20 anos, assim como outras 10 de durienses cujo papel promete marcar os próximos 20 anos.
As histórias de vida serão apresentadas no site “20historiasdouro.pt” e serão apresentadas em diferentes momentos do programa.

Exposição Fotográfica
Inauguração de uma exposição fotográfica conjunta do Museu do Douro e do Museu do Côa, baseada no Arquivo Visual do Douro.

Hino do Douro
Lançamento do “Hino ao Douro”, uma iniciativa da Liga dos Amigos do Douro Património Mundial, que constitui também um desejo já antigo da Região.

Vinho Comemorativo
Apresentação de um projeto de vinho comemorativo, numa iniciativa em parceria da Direção Regional de Agricultura do Norte e do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.

Marketing Territorial
Colocação de uma tela promocional e evocativa destes 20 anos, na Loja do Turismo do Porto e Norte no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Compartilhar este post