Cerca de 500 pessoas na Estreia da Orquestra Clássica da Maia

Cerca de 500 pessoas na Estreia da Orquestra Clássica da Maia

A Igreja Nossa Senhora da Maia abriu portas para receber o concerto de estreia da Orquestra Clássica da Maia (OCM). Composta por cerca de 40 músicos, na sua maioria jovens, a OCM conseguiu lotar o espaço com pessoas ansiosas por ouvir o tão esperado primeiro concerto.

O espetáculo começou com a abertura de “La clemenza di tito” de W.A.Mozart, seguindo-se um conjunto de três obras para cordas: “Andante Festivo” de J. Sibelius; “Brook Green Suite”, H.190, de Gustave Holst; “Maia Terra Mater”, Adágio para cordas (1º andamento da abertura MAIA 1519) do compositor maiato Victor Sampaio Dias, presente no público.

Após este grupo de obras, para cordas, regressaram as madeiras, metais e percussão para interpretar a “Ouverture in the italien style”, .591, de F. Schubert, “Valse triste”, Op.44, de J. Sibelius, “Pavane”, Op.50, de G. Fauré, terminando com uma rapsódia dos principais temas do célebre filme “The sound of music” de R. Rodgers/O. Hammerstein, sendo tocada, de novo, após ovação do público.

Na plateia estiveram presentes várias autarcas, nomeadamente António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal; Emília Santos, presidente do conselho diretivo da Fundação Conservatório de Música da Maia; Victor Sampaio Dias, coordenador do projeto da OCM e António Alves Ferreira, representante daquele órgão diretivo no Conselho Pedagógico do Conservatório.

A Orquestra possui no seu núcleo 11 jovens alunos do Conservatório de Música da Maia, que tocaram lado a lado com outros jovens alunos, que frequentam o ensino superior em música e de alguns profissionais, sendo que 85% do elenco é talento maiato. À Orquestra juntou-se ainda, numa das obras do programa, o Ensemble Vocal Notas Soltas.

Compartilhar este post