Centro de vacinação no “Maia Club” com capacidade para 2200 pessoas por dia

Centro de vacinação no “Maia Club” com capacidade para 2200 pessoas por dia

Já com seis postos de testagem no concelho, a Maia continua a apostar na prevenção da Covid 19. Foi inaugurado um novo centro de vacinação, no centro da cidade, onde é possível inocular 2200 pessoas por dia.

O nosso concelho começou o ano com a melhor diretriz, ao inaugurar no dia dois de janeiro, um novo centro de vacinação para os maiatos. Localizado nas antigas instalações do Maia Club, na Avenida Visconde Barreiros, este espaço pretende oferecer melhores condições, tanto aos profissionais de saúde como aos utentes.

Com o objetivo de aumentar a capacidade de vacinação da população, o novo local permite inocular 2200 pessoas por dia, em vez das 1000 em Gemunde, o que representa mais do dobro da capacidade de vacinação.

Para António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia, o novo centro de vacinação é «muito benéfico para a Maia», uma vez que são «instalações centrais, onde há muito mais transportes». Relativamente à aquisição do antigo ginásio, Silva Tiago refere que «alugámo-lo, durante um tempo, e fizemos um conjunto de obras de adaptação».

O presidente faz ainda referência à testagem no concelho, onde revela a abertura de novos postos na junta de freguesia de S. Pedro Fins e em Pedrouços, através «de um acordo de colaboração com as farmácias de cada freguesia, por forma a que as pessoas se sintam devidamente protegidas e possam, junto desses centros de testagem de proximidade, salvaguardar-se da infeção».

Com este novo espaço e segundo o presidente, os maiatos encontram-se satisfeitos e prova disso é José Barbosa, utente que encontrámos no centro de vacinação, que apela a todos a toma da dose de reforço, dizendo que esta «é muito importante e deve ser respeitada».

Na qualidade de vereadora da saúde, esteve também presente Emília Santos, vice-presidente da Câmara Municipal da Maia. Em entrevista ao Jornal da Maia, esta responsável diz que a abertura deste centro é um «momento histórico (…) e estamos a dar um passo ainda mais além no combate à pandemia». Para dar resposta à população, Emília Santos revela que a «Câmara tem colaborado com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS), no sentido de contratar mais profissionais de saúde. Foi feito um reforço de recursos humanos, contratando mais 4 900 horas para estes profissionais».

O tema da vacinação nas crianças esteve em destaque, uma vez que ainda está a decorrer. Para uma maior segurança no regresso ás aulas, após as festividades, Emília Santos tem a esperança e expectativa que os pais levem as suas crianças a ser vacinadas «para criar uma maior tranquilidade social, em termos de políticas de saúde pública e mais estabilidade».

Lacerda Sales visita o Centro de Vacinação na Maia

No dia 3 de janeiro, o novo centro de vacinação recebeu a visita oficial de Lacerda Sales, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde. Este, percorreu os corredores e as salas do novo espaço, trocando palavras com os utentes e com profissionais de saúde. Ao longo do circuito foi dado a conhecer a forma como o centro foi montado e como foi pensada a sua funcionalidade e comodidade no acolhimento aos cidadãos.

Em entrevista, Lacerda Sales mostrou-se satisfeito com a melhoria destas condições, dizendo que comparativamente ao antigo centro de vacinação, localizado em Gemunde, «este tem outra capacidade e outras condições. Foi um processo muito organizado, fluído, onde senti as pessoas satisfeitas».

Dados técnicos:

Área útil total: 1800 m2

Área de sala de vacinação: 450m2

• 2200 vacinação/dia

• 12 boxes de vacinação

• Uma sala de preparação

• Uma sala de emergência

• Um gabinete de apoio              

Área sala de recobro: 300 m2

•Capacidade de 70 lugares sentados

Área de sala de espera: 300 m2

•Capacidade de 90 lugares sentados

Recursos Humanos

• 30 profissionais de saúde

• 3 administrativos/as

Disponibilizados pelo Município

• 20 voluntários da bolsa de voluntariado (Compromissum) da CMM

• 6 enfermeiros

• 4 auxiliares de saúde

• 4 auxiliares de serviço

Horário: 2.ª a 6.ª feira, das 08:00 às 16:00; sábados e domingos, das 08:00 às 19:00.

Compartilhar este post