Cascata Quim do Pedro para visitar a partir de amanhã

Cascata Quim do Pedro para visitar a partir de amanhã

Na cascata podem ver-se mais de 300 peças, muitas delas animadas e iluminadas.

«Há cerca de 30 anos decidi continuar esta cascata, que não era como hoje a vemos, era uma coisa muito pequena», refere o Augusto Ferreira, artesão. Quim do Pedro, pai de Augusto Ferreira, é quem dá o nome à cascata que pode ser vista, a partir de amanhã, no edifício da Casa do Povo de Vermoim.

Com peças feitas «com mais de 100 anos» pelo seu avô e pai, Augusto Ferreira decidiu dar continuidade a este ofício de família. Na cascata, além de poderem ser vistos edifícios emblemáticos da Maia, os visitantes podem ainda ver diversas peças animadas e iluminadas, como marchas populares, moinhos, um comboio, uma avioneta no primeiro aeroporto de Pedras Rubras, um baloiço com crianças, uma prova de ciclismo na rotunda das Portas da Maia, a desfolhada, entre várias outras.

Foto: Jornal da Maia

Este ano, a principal atração é a representação da Ribeira do Porto, com as pontes sobre o rio Douro e as casas típicas ribeirinhas. «Fiz as pontes e as casas porque fui desafiado por um amigo, depois achei que ficava bem que a água da cascata passasse mesmo por baixo das pontes», diz o artesão, apontando ainda para um barco rabelo.

Mas não só da Maia e do Porto se preenche a Cascata do Quim do Pedro. O Castelo de Guimarães, o Santuário do Sameiro e a Igreja da Santa Rita, são também alguns exemplares feitos por Augusto. A par de tudo isto, tem ainda o Santuário de Fátima que, segundo o artesão, já foi visto por um familiar da Irmã Lúcia. «Pouco depois de fazer o santuário recebi aqui uma senhora que ficou muito impressionada com o meu trabalho e que gostou particularmente do Santuário de Fátima. Só quase no fim da visita é que me confessou que era prima da Irmã Lúcia».

«A Cascata do Quim do Pedro faz as delícias de adultos e crianças», termina Augusto Ferreira.

Horários para visitas

A Cascata do Quim do Pedro pode ser vista a partir de amanhã, dia 10 de junho, às 16 horas. De referir que as visitas de Lares e Infantários são só por marcação.

A abertura ao público:

De segunda a sábado – 20:30 às 22:30h

Domingo – 15h às 19h / 20:30h às 22:30h

Dia 13 de junho, dia de Santo António – 15h às 22:30h

Dia 23 junho – 15h às 00:00h

Dia 24 de junho – 15h às 22:30h

Contacto: 917 481 971

A entrada é gratuita.

Compartilhar este post