Casa do Corim torna-se Centro de Excelência da LIPOR

Casa do Corim torna-se Centro de Excelência da LIPOR

A Casa do Corim, em Águas Santas, reabriu os seus portões, no passado dia oito de outubro, para a Cerimónia de instalação da LIPOR como comodatário e gestor deste espaço.

A Cerimónia contou com a presença de António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia; José Manuel Pereira Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da LIPOR; Marta Peneda, administradora da LIPOR; Fernando Leite, CEO da LIPOR; Emília Santos e Paulo Ramalho, vereadores da Câmara Municipal da Maia; Miguel dos Santos, presidente da Junta de Freguesia de Águas Santas; Carlos Mendes, diretor geral da Maiambiente, entre outras individualidades.

Este equipamento, cedido pela Câmara Municipal da Maia, vai servir, numa fase inicial, para a criação de um «centro de excelência ligado aos resíduos» referiu José Manuel Pereira Ribeiro, ao Maia Hoje. O Centro Internacional de Competências em Gestão de Resíduos irá focar-se na Investigação e Desenvolvimento, nos domínios da Governança, do Treinamento, da Transformação Digital, da Inovação, Criatividade e Prospetiva no Setor dos Resíduos.

Para Marta Peneda este edifício «tem todas as condições para que se desenvolvam algumas iniciativas e, ao mesmo tempo, permite que toda a população usufrua destes jardins magníficos».  

O concelho da Maia é um dos oito municípios que integra a LIPOR e é uma «associada fundadora (…) percussora para que a LIPOR deixasse de cheirar mal e passasse a ser um perfume» refere Silva Tiago.  

Durante a tarde, a Casa do Corim esteve aberta à população que teve a oportunidade de visitar o seu Património Arquitetónico, os jardins que a envolvem, participar em diversos Workshops e assistir a Sessões de Cinema Ambiental – CineEco 2021.

Foto: Jornal da Maia

Compartilhar este post