Câmara da Maia abre concurso para recrutar auxiliares da ação educativa

Câmara da Maia abre concurso para recrutar auxiliares da ação educativa

Autarquia está a recrutar para garantir um bom funcionamento, do ano letivo, nos sete agrupamentos do município da Maia.

Foi esta segunda feira que, em unanimidade, o executivo decidiu aprovar a abertura de concurso para constituir reserva de recrutamento no município, com vista à ocupação de postos de trabalho da carreira de assistente operacional – auxiliar de ação educativa, a termo resolutivo incerto.

De acordo o Decreto-Lei n ° 21/2019, de 30 de janeiro “que concretiza a transferência de competências para os órgãos municipais e para as entidades intermunicipais no domínio da educação, fez transitar para o município os trabalhadores com vínculo de emprego público da carreira subsistente de chefe de serviços de administração escolar e das carreiras gerais de assistente técnico e de assistente operacional, em funções nos Agrupamentos Escolares”. Desde o dia um de abril que a gestão do pessoal não docente, dos sete agrupamentos de escolas, passou do Ministério da Educação para a responsabilidade da Câmara Municipal. Segundo nota de imprensa, com este procedimento, houve um aumento de postos de trabalho do mapa de pessoal na ordem dos 40%, pelo que os procedimentos de recrutamento e seleção são, a partir de agora, promovidos pelo Município.

Para o presidente da Câmara Municipal, António Silva Tiago, a autarquia está a trabalhar de forma planeada «para garantir que os níveis de qualidade nas escolas da Maia se mantenham, no patamar de excelência, antecipando eventuais dificuldades na gestão do pessoal não docente». O presidente acrescenta ainda que «deste modo, dispondo o município de uma bolsa de assistentes operacionais para auxiliar na ação educativa, teremos condições de garantir que nenhuma criança ficará sem aulas por falta de pessoal auxiliar. No fundo, estamos a trazer a nossa experiência de planeamento também para a área da educação».

Compartilhar este post