Autoagendamento para pessoas com 70 anos ou mais

Autoagendamento para pessoas com 70 anos ou mais

A partir do dia de hoje, 8 de novembro, as pessoas com mais de 70 anos podem realizar o autoagendamento.

Desde o dia 5 de novembro que é possível, para as pessoas com mais de 75 anos, agendar a terceira dose da vacina contra a COVID-19 e/ou a vacina da gripe. Para isto, basta aceder ao Portal COVID-19. Neste portal, será agendada a administração das duas vacinas em simultâneo, mas no Centro de Vacinação o utente poderá optar pela toma de apenas uma delas.

Segundo comunicado da Direção Geral da Saúde, a partir do dia de hoje, 8 de novembro, as pessoas com mais de 70 anos podem realizar o autoagendamento.

Os utentes continuam a ser chamados a partir de uma SMS para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a COVID-19 ou apenas para a vacina contra a gripe.

Já a partir da próxima segunda-feira, 15 de novembro, as pessoas com 80 anos ou mais, podem usufruir do regime Casa Aberta. Têm de se deslocar a um Centro de Vacinação e pedirem para serem vacinadas com a dose de reforço da vacina contra a COVID-19 e/ou com a vacina contra a gripe. Antes de se dirigirem a um Centro de Vacinação, as pessoas devem consultar o horário da Casa Aberta do Centro de Vacinação da sua residência e procurar, sempre que possível, os períodos da tarde, que têm geralmente menos afluência.

A co-administração das duas vacinas está a ter uma grande adesão por parte da população, excedendo os 90% de aceitação em vários locais do país.
A Direção-Geral da Saúde apela à vacinação contra a gripe e a COVID-19, considerando que esta é decisiva para minimizar o risco de propagação de vírus como o SARS-CoV-2 e o vírus da gripe e para diminuir a ocorrência de doença grave.
A vacinação é essencial especialmente esta altura do ano, em que é expectável a co circulação de vários vírus respiratórios e poderá verificar-se igualmente o impacto das temperaturas baixas na saúde da população.

COVID-19:
Vacinação primária completa: 86% da população
Número de pessoas com terceira dose ou dose adicional de vacina contra a COVID19: 315 mil

Gripe:
Vacinas administradas:
740 mil
Vacinas em co-administração: 193 mil

Compartilhar este post