Associação em Moreira da Maia celebra 125 anos com nova imagem

Associação em Moreira da Maia celebra 125 anos com nova imagem

Fundada a 7 de setembro de 1897, a Associação Mutualista de Moreira da Maia e Freguesias Circunvizinhas comemorou o seu 125º aniversário.

Composta por 9 500 sócios, esta entidade é dedicada a «pessoas de cariz social mais baixo porque não têm seguros, não têm apólice e nós somos uma forma de eles amealharem uma determinada importância para no funeral ou no dia a dia os puder ajudar» começa por explicar Diamantino Coelho, vogal do conselho de administração.

A sessão solene decorreu no dia 10 de setembro na sede da Associação, na Rua Conselheiro Luís de Magalhães, abençoada pelo diácono Jorge Moreira e contou com a presença de várias identidades do nosso concelho, entre os quais António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia; Carlos Moreira, presidente da Junta de Freguesia da Vila de Moreira da Maia; Márcia Passos e Paulo Ramalho, deputados na Assembleia da República; Emília Santos, vice-presidente da autarquia; Bragança Fernandes, presidente da Assembleia Municipal; o historiador Maia Marques; Luís Alberto da União das Mutualidades Portuguesas; Carlos Silva da Liga das Associações Mutualistas do Porto e várias associações e coletividades da freguesia de Moreira (*).

Em dia de aniversário foi apresentada a nova imagem da Associação e para Diamantino Coelho esta «é um marco desta direção, que tomou posse em janeiro, e achamos que estes 125 anos deveriam ser ponto de partida para o lançamento da nova Associação». Desenhada pela arquiteta Joana Moura, esta imagem é uma forma de dar a conhecer, uma vez que «achamos que a associação estava um bocado fechada e era conhecida por pouca gente».

«A conceção desta nova imagem da Associação Mutualista de Moreira teve como referência aliar a Historicidade, Tradição e Identidade com os valores e princípios Mutualistas.

As tonalidades selecionadas, assumem-se de forma clara e equilibrada: o Vermelho ligado ao Movimento Mutualista e ao logótipo ligado à sua fundação, o Dourado representa a freguesia onde nos localizamos Moreira e o Cinzento para a neutralidade integralmente ligada à Associação».

Já Silva Tiago admite que não conhecia a sede onde se realizou a sessão solene, mas considera que a Associação está mais «disponível e interessada em desenvolver e em modernizar-se. Este património é muito bonito e tem muito valor» acrescentando que a «Câmara vai ajudá-los a crescer e a desenvolver-se bem». 

Orgulhoso destes 125 anos está Carlos Moreira que refere que «é uma Associação que teve um passado muito bom e que tem um futuro risonho». Sobre a nova imagem, o presidente da freguesia encontra-se feliz por ver que «há gente nova e jovem a querer fazer parte desta entidade».

(*) Associações presentes no aniversário:

  • Associação Banda da Música de Moreira da Maia;
  • Associação Recreativa e Cultural Monte das Pedras;
  • Rancho Infantil e Juvenil de Moreira da Maia;
  • Futebol Clube de Pedras Rubras;
  • Centro Social das Guardeiras;
  • Associação de Intervenção Comunitária – Trata-me por tu;
  • Grupo Desportivo Leões da Guarda;
  • Associação dos Antigos Alunos da Escola Primaria de Pedras Rubras;
  • Escuteiros do Agrupamento 902 – Moreira da Maia;
  • Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia.

Compartilhar este post