Assinatura de protocolo de candidatura a fundos comunitários de 4 milhões de euros

Assinatura de protocolo de candidatura a fundos comunitários de 4 milhões de euros

A inauguração da sede da Associação de Municípios decorreu no passado sábado, dia 13 de novembro, durante o período da manhã, no Centro Empresarial Lionesa, em Leça do Balio, Matosinhos. Na cerimónia estiveram presentes os presidentes das Câmaras Municipais envolvidas de Santo Tirso, Valongo, Matosinhos e Maia; o Ministro do Ambiente e da Ação Climática e o vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, entre outras individualidades ligadas a este projeto.

Coube ao Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, presidir à cerimónia de inauguração. A sessão solene começou com o descerramento da placa evocativa da inauguração da Corredor do Rio Leça e com o discurso de cada um dos intervenientes. Durante a cerimónia ocorreu ainda a assinatura de um Protocolo de Cooperação Técnica entre a Agência Portuguesa do Ambiente e a Associação Corredor do Rio Leça.

Na visita, os autarcas que integram a associação alertam para a necessidade de mais financiamento e mais atenção política para o projeto.  Silva Tiago, presidente da Câmara da Maia aproveitou a ocasião para referir que «esta é uma enorme oportunidade em que estamos todos empenhados, mas serão precisas mais ajudas financeiras». Já em maio, no ato de constituição desta associação intermunicipal, Silva Tiago tinha sublinhado que “todo o percurso desenvolvido até aqui pelos quatro municípios dá-nos a certeza de que a despoluição e a fruição do rio Leça pelas populações vão ser uma realidade. O Leça é estratégico para o território”.

Para a que a primeira fase possa ser concluída, foi assinado pelos presidentes de câmara, Luísa Salgueiro (Matosinhos), António Silva Tiago (Maia), José Manuel Ribeiro (Valongo) e Alberto Costa (Santo Tirso), um protocolo para candidatura a fundos comunitários, no valor de quatro milhões de euros. Matos Fernandes garante que este valor, proveniente dos 50 milhões euros para gastar até 2023 na reabilitação da rede hidrográfica de todo o país, será afeto ao corredor do rio Leça.

A Associação de Municípios, Corredor do Rio Leça, é a primeira associação intermunicipal do país a ter como objetivo a recuperação de um rio, dedicando-se à gestão, execução e manutenção do plano estratégico de recuperação do Rio Leça.

A Corredor do Rio Leça surge com os objetivos de recuperação ecológica do rio e a valorização paisagística, cultural e socioeconómica do território que ele atravessa, desde a nascente até à foz, bem como, a promoção de conhecimento, novas oportunidades de mobilidade suave, lazer e estadia ao longo do rio, sensibilização ambiental, valorização do contacto com a natureza, dos serviços de ecossistema e da vida ao ar livre.

Compartilhar este post