«As escolas da Maia não têm muros, são escolas abertas à comunidade»

«As escolas da Maia não têm muros, são escolas abertas à comunidade»

O Fórum Cultural de Ermesinde acolheu, no dia 29 de abril, o II Congresso Escolha Educar. Realizada pela Cooperativa de Solidariedade Social Múltipla Escolha, esta iniciativa é um evento que contribui para a troca de ideias e boas práticas educativas.

O Congresso contou com a presença de várias figuras ligadas à educação. Na tertúlia “Educação e o seu Papel para a Inovação Social” marcaram presença cinco vereadores da Área Metropolitana do Porto (AMP) e em representação do nosso concelho esteve Emília Santos.

Em declarações ao MaiaHoje, a vereadora referiu que «a relação biunívoca entre Educação e Inovação Social nos coloca perante um dos maiores desafios, de dar às crianças a possibilidade de elas serem aquilo que quiserem ser».

Com vista a fazer crescer gerações com futuro, Emília Santos diz que é importante garantir, em estreita colaboração com a comunidade educativa, a implementação de projetos, em complementaridade à oferta educativa, que humanizem a escola. Assim, a vereadora destacou alguns projetos realizados e produzidos na Maia, como é o caso da SUPERTABI, um projeto inovador onde os alunos aprendem através de um tablet. Para além disto, a vereadora deu a conhecer um projeto apresentado pela Associação de Pais do Castêlo, o chamado PEDIBUS. Trata-se de um «autocarro humano que, estou certa, será para replicar noutras escolas». Devido à escassez de tempo, Emília Santos diz não ter conseguido fazer jus a todo o trabalho, mas ainda conseguiu explicar o que é o LABS Maia, um Laboratório de Biologia e Saúde. Por fim, a autarca ainda referiu que «dotamos as escolas de Ágoras onde os jovens são desafiados a pensar para além do óbvio, através dos clubes de filosofia» a implementação do Yoga/ PlanaMente a partir dos três anos; oficinas de sons e sentidos pré-escolar; introdução do inglês para todos, a partir dos três anos e o reforço da oferta de artes e cidadania, em regime AEC.

Para Emília Santos, a reunião entre os vereadores da AMP é um importante momento de reflexão sobre o que cada município está a fazer na área da educação e na área de inovação. Quanto às escolas do nosso concelho, a vereadora refere que «as escolas da Maia não têm muros, são escolas abertas à comunidade em que os pais têm um papel verdadeiramente fundamental (…) os pais estão à procura de soluções inovadoras para transformar a escola e para que esta seja construtora da felicidade».

Compartilhar este post