Arte Contemporânea na coleção da Câmara da Maia

Arte Contemporânea na coleção da Câmara da Maia

Exposição compreende um percurso entre o Fórum da Maia, a Câmara Municipal e o Parque Central.

“No vasto universo das imagens” é o nome da exposição que a Câmara Municipal da Maia apresenta, através do pelouro da cultura. Com o objetivo de promover e valorizar o património histórico e cultural, esta advém de uma seleção de obras do núcleo de Arte Contemporânea cujo coletivo resulta, essencialmente, da sua política cultural, assente na promoção e incentivo de jovens talentos, evidenciando, sempre que possível, os autóctones.

Com a curadoria de José Maia e organizada por vários núcleos distintos, como Arte Contemporânea, Arte Naïf, Arte Pública e Intervenções Urbanas, esta coleção de Arte da Câmara Municipal da Maia reúne obras de diversos criadores, de períodos diferentes, realizadas em áreas como a pintura, a escultura, a instalação, o vídeo, a fotografia, o grafiti ou tapeçaria.

A exposição, inaugurada a quatro de março, compreende um percurso entre o Fórum da Maia, os espaços circundantes, o edifício da Câmara Municipal e Parque Central. Até ao dia 17 de abril, o Fórum terá as portas abertas, de terça feira a domingo, das 10h às 22h, para receber os visitantes.

Segundo Joana Mendonça, esta é «uma exposição que se torna única pelos distintos elementos que conjuga num agora. Parte do núcleo de obras concebidas pelo artista Pedro Ruiz, aqui expostas no Fórum da Maia juntamente com a coleção de Arte Contemporânea, permitem um alinhamento no tempo com a sua carreira, construída paralelamente com a produção artística e curadoria do próprio Fórum».

Foto: Arte de Pedro Ruiz

Acrescenta ainda que «José Maia assina a curadoria sensível de uma exposição num lugar que tão bem conhece (Bienal da Maia 2015 e 2021), e cria uma narrativa que ativa o olhar de todos, através de ligações metafóricas, que vão buscar obras que já cá estão e nos pertencem, ao mesmo tempo que provoca um novo olhar a obras de arte integradas na coleção, nem sempre acessíveis aos seus visitantes». Por fim, Joana Mendonça refere que «esta é uma história da cidade da Maia, dos seus habitantes, e dos artistas que por cá passaram entre 1997 e 2021, entre exposições coletivas e individuais, que se expande ao exterior, incluindo a arte pública e intervenções urbanas, num diálogo de simbiose do qual raramente temos oportunidade de fazer parte».

ARTISTAS

Abílio-José Santos, Álvaro Siza Vieira, Ana Rainha, Ana Vidigal, Carlos Vidal, Felícia Teixeira e João Brojo, Francisco Tropa, Gil Madeira, Isaque Pinheiro, João Campolargo Teixeira, João Jacinto, Luís Aly, Luís Grifu, Marco Jerónimo, Marta Wengorovius, Miguel Leal, Miguel Palma, Moradavaga, Paulo Scavullo, Pedro Cabrita Reis, Pedro Ruiz, Robert Schad, Rui Serra, Rui Toscano, Sara Rodrigues e Rodrigo Camacho, Sérgio Leitão, Sobral Centeno, Zulmiro de Carvalho, entre outros.

Compartilhar este post