Alunos visitam Parque de Avioso e ficam a conhecer a sua biodiversidade

Alunos visitam Parque de Avioso e ficam a conhecer a sua biodiversidade

O Jornal da Maia começou o dia com uma visita ao Parque de S. Pedro de Avioso, a convite da Sónia Lopes, professora do Agrupamento de Escolas de Pedrouços e coordenadora do projeto R.I.V.E.R.S, no âmbito do programa Erasmus +.

Num dia em que a chuva deu tréguas, alunos da Bulgária, Lituânia, Grécia, Eslováquia e Croácia visitaram um dos muitos parques existentes na Maia, com o objetivo de aprender e serem alertados sobre «a conservação dos ecossistemas, a poluição das águas e dos solos e a gestão dos resíduos» refere Sónia Lopes.

Considerado um espaço florestal com cerca de 30 hectares, o Parque de Avioso tem sido um espaço privilegiado na educação ambiental, fazendo todo o sentido ser explorado pelos alunos. Nesta visita, não só os mais novos, mas também os professores estrangeiros puderam conhecer «a biodiversidade deste local (…) sabemos também quais os cuidados que têm tido para com o rio e tenho a certeza que vai ser bastante enriquecedor».

Sendo o nosso concelho conhecido pelos imensos espaços verdes e pioneiro em várias questões ligadas ao ambiente, a professora considera que «faz todo o sentido visitar a cidade da Maia (…) todos ficaram bastantes impressionados com a qualidade do serviço que é prestado no nosso município e levam exemplos de boas práticas para os seus países».

Pela primeira vez em Portugal, está Dionisis Paroutsas, professor de nacionalidade grega e um dos mentores do R.I.V.E.R.S. Depois de visitar alguns locais relacionados com o tema do ambiente, o professor considera que o município «é bem conhecido pelos seus processos de limpeza, nomeadamente limpeza da água e é muito importante que as crianças aprendam como se faz numa das principais unidades europeias».

O responsável não deixou de elogiar o nosso país, dizendo estar «sensibilizado com a hospitalidade da escola para connosco» e «admirado pelos portugueses serem calorosos e amistosos».

Projeto R.I.V.E.R.S:

Ready for Immediate and Valuable Environmental Reaction and Sustainability é o nome do projeto Erasmus +, direcionado a alunos entre os 10 e os 15 anos de idade.

O projeto será executado com enfoque no Meio Ambiente, Sustentabilidade, Energia, Ciclo da Água. Durante o programa de dois anos, os alunos irão implementar sete subprojetos com a duração de três meses cada, lidando com questões ambientais. Os resultados do trabalho desenvolvido serão apresentados durante as mobilidades.

Compartilhar este post