Alunos recriam brinquedos e passatempos para comemorar o Dia dos Avós

Alunos recriam brinquedos e passatempos para comemorar o Dia dos Avós

Alunos do Jardim de Infância da Campa do Preto e da Escola Básica da Seara, na freguesia do Castêlo da Maia, acarinham os avós, unindo gerações.

Ao longo do último ano letivo 2021-2022, foram várias as iniciativas do Jardim de Infância da Campa do Preto e da Escola Básica da Seara para aproximar os mais novos das gerações mais velhas num elogio carinhoso a uma União de Gerações.

No dia que se comemora o Dia dos Avós (26 de julho) os mais pequenos voltam a recordar momentos proporcionados pela escola e que os motivaram a conhecer tradições e brinquedos de outros tempos, bem como passatempos dos seus avós quando tinham a sua idade.

Com o pretexto de participarem num Concurso da Associação de Pais, as crianças pediram ajuda aos pais e aos avós para fazer artesanalmente brinquedos usados na sua infância, ficando em Exposição na EB1 da Seara no decorrer no 3º período, recuperando memórias dos mais velhos que por ali foram passando.

Para além disto, os meninos estabeleceram vários momentos de intercâmbio com o Centro de Dia da Guarda, com quem trocaram correspondência, desenhos e postais. 

E para terminar o ano letivo, alguns destes avós e utentes puderam entrar na escola e conviver diretamente com as crianças da EB1 da Seara, numa tarde que reuniu jogos, canções e um bolo caseiro, que as crianças levaram neste dia para a Escola. Já no passado ano letivo, as mesmas escolas tinham reunido em livro “As Mais Doces Receitas dos Nossos Avós”, partilhando tradições gastronómicas que marcam momentos familiares há muitas gerações.

Segundo a Associação de Pais «este elogio aos avós, aos mais velhos e à partilha das suas memórias com os meninos e meninas do JI Campa do Preto e EB1 da Seara, é algo que está intrinsecamente enraizado na Comunidade Escolar, sendo espelhado no quotidiano da vida destas crianças, em que avós e avôs frequentemente levam e trazem os netos à escola e são interlocutores ativos entre as professoras e os pais».

Compartilhar este post