Academia de Xadrez da Maia marca presença em Cucujães

Academia de Xadrez da Maia marca presença em Cucujães

Decorreu nos dias 9, 10, 16 e 17 de outubro o 38º Torneio Aberto de Xadrez de Cucujães, no distrito de Aveiro.

Segundo os organizadores do torneio, esta é a mais antiga e ininterrupta competição de lentas do país.

“O Amanhã da Criança” foi o nome escolhido pelos jogadores maiatos, escolha essa que deu também nome à prova em que venceram vários troféus.

O grande vencedor foi Paulo Monteiro, da Academia de Xadrez da Maia, que ganhou todos os seus 7 jogos. Desde cedo na liderança, foi na 4ª jornada que, ao vencer o jogador mais cotado da prova, Paulo Monteiro assumiu todo o protagonismo.

Destaque ainda para Paulo Morais também jogador d'”O Amanhã da Criança”, que conseguiu o 2º lugar individual com 5,5 pontos. Perto do pleno no pódio, Manuel Paiva ficou com o 4º lugar, depois de ter conquistado 5 pontos.

A equipa da Maia venceu ainda o troféu por equipas, mostrando assim que a aposta no Xadrez é um caminho para a promoção e desenvolvimento dos jovens.

Equipa maiata com o troféu vencido.
(Foto D.R.)

Presença maiata feminina em Europeus

Está a decorrer o Campeonato Europeu de Juventude de Xadrez 2021 entre 15 e 21 de outubro, em formato híbrido. Esta prova envolve mais de 32 países e Portugal conta com a presença de 21 jovens que competem nas instalações do Colégio Efanor (Senhora da Hora, Matosinhos) e outros seis mostram o que valem na sede da Federação Portuguesa de Xadrez, em Lisboa.

Esta competição conta com dezenas de atletas e entre eles está uma jogadora da Maia, Beatriz Areal, no escalão Sub-14 feminino.

Aluna da Academia de Xadrez da Maia é presença assídua em várias competições pelo clube “O Amanhã da Criança”, instituição de grande relevo e importância social.

Nos últimos anos, esta jogadora tem também vestido a camisola de um projeto de integração do público feminino no Xadrez denominado “Queen’s” de forma a contribuir por uma maior participação de mulheres de todas as idades nesta modalidade.

Compartilhar este post