A natureza da Maia vista pela lente de Jorge Sarmento

A natureza da Maia vista pela lente de Jorge Sarmento

O antropólogo e fotógrafo, Jorge Sarmento, tem exposto, na Quinta dos Cónegos, um conjunto de fotografias da fauna e floras da Maia.

Os jardins da Quinta dos Cónegos ficaram ontem mais preenchidos com a exposição “Biodiversidade Urbana na Maia” de Jorge Sarmento.

A inauguração decorreu ontem, dia três de janeiro, pelas 16h. O evento contou com a presença do fotógrafo Jorge Sarmento; com a vereadora do Pelouro da Qualidade de Vida, Ambiente, Clima e Energia, Marta Peneda e a presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho.

A exposição surge de uma parceria entre a Câmara Municipal da Maia e a Fundação de Serralves e integra-se no Programa de Exposições Itinerantes de Serralves. Este programa percorre o país, apresentando diferentes exposições e obras em mais de 30 municípios, cumprindo assim a missão da Fundação de Serralves de apoio efetivo à descentralização da oferta cultural.

Percorrendo as várias fotografias expostas no jardim, os visitantes observam a variada flora existente na Maia, assim como os animais. Em entrevista ao Jornal da Maia, o autor explica que «é possível ver aqui a natureza, a relação do ser humano com a natureza na Maia. A exposição mostra o respeito pelo meio ambiente, uma vez que estas fotografias foram tiradas onde todos os dias passam pessoas». Parque de Avioso, Quinta da Gruta e o Ecocaminho foram alguns dos espaços onde Jorge Sarmento fotografou.

Para além disto, os visitantes da exposição ficam a conhecer os vários espaços verdes do nosso concelho, locais onde «eu andei durante um mês e pouco. Primeiro faço uma exploração e depois começo o trabalho fotográfico», diz o fotógrafo.

Em tom descontraído, pergunto a Jorge se consegue escolher a sua foto favorita, ao qual ele me responde que «é muito complicado, mas a do “Gaiteiro” porque tecnicamente não foi feita com a lente que deveria ter sido feita, mas é uma situação onde eu estou camuflado, sentado há três horas à espera do pássaro e aparece-me um gaiteiro a dois metros de distância e foi com uma lente de longo alcance que fiz esta fotografia».

Jorge partilha comigo mais uma história engraçada de como conseguiu fotografar os lagartos com o seu sobrinho, Guilherme. Enquanto fotografava, Guilherme queixou-se ao tio que a relva estava a «mexer muito» e posicionaram-se no passeio onde as pessoas passavam, «vimos mais de 30 lagartos a sair e a entrar da toca e foi assim que fiz a foto».

O evento foi abrilhantado com uma prestação artística dos alunos do Conservatório de Música da Maia, que foram muito aplaudidos por uma turma do ensino básico da Escola da Cidade Jardim e por todo o público ali presente.

A exposição “Biodiversidade urbana na Maia” procura comunicar a biodiversidade presente nos espaços urbanos da cidade, através da fotografia e sensibilidade artística do autor Jorge Sarmento – um convite à promoção da literacia do olhar e do conhecimento sobre a fauna e flora locais. Até junho de 2022, os jardins da Quinta dos Cónegos têm patente esta exposição de acesso livre.

Compartilhar este post