Dia de Reis

Dia de Reis

Celebrado, anualmente, a 6 de janeiro, este dia está associado à tradição natalícia.

O Dia de Reis é uma tradição cristã que remonta ao século VIII. Este dia celebra a visita dos três reis magos do oriente (Belchior, Gaspar e Baltazar) a Jesus Cristo. Esta tradição católica diz que os três reis visitaram o recém-nascido, menino Jesus, na noite de 5 para 6 de janeiro, depois de serem guiados por uma estrela. Estes ofereceram a Jesus, ouro, incenso e mirra.

Nesta data, em Portugal, é altura de retirar os enfeites de Natal. É uma data comemorativa, mas não é feriado. A tradição, no nosso país, manda cantar as Janeiras de porta em porta, recebendo em troca comida ou dinheiro. Para além disto, come-se o famoso bolo rei depois do tradicional bacalhau com batatas cozidas.

É em Espanha que esta data é mais desejada pela população. Neste dia, abrem-se os presentes, uma vez que foram os Reis Magos a levar as prendas ao menino Jesus. Os espanhóis colocam nas janelas de suas casas, bolinhos e copos de vinho ou licor para os Reis.

Outra tradição em Espanha é a chamada “Cavalgada dos Reis Magos” que simboliza a caminhada que estes fizeram depois do nascimento de Jesus.

Fontes: calendarr
Mundo Português

Compartilhar este post