70º Dia Mundial dos Leprosos

70º Dia Mundial dos Leprosos

O Dia Mundial dos Leprosos celebra-se no último domingo de janeiro. Esta dia foi instituído em 1954 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a pedido de Raoul Follereau, apóstolo dos leprosos do século XX. Esta data, tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a discriminação exercida sobre os doentes com lepra, assim como promover a ajuda dos leprosos e a sua reintegração social.

Segundo a Associação Portuguesa de Solidariedade Mundo Unido João Paulo II, «em tempo de tempestade, estamos a semear a esperança, de modo que possamos minorar o sofrimento dos mais fragilizados, que vivem, sofrem e morrem na pobreza, na doença e com fome, porque quem sofre são nossos irmãos. Nesta perspetiva e na construção de um Mundo Unido, Melhor e mais justo, estamos a desencadear uma grande Campanha, por ocasião do 70º  DIA MUNDIAL DOS LEPROSOS, a celebrar hoje, Dia 29 de Janeiro, Domingo».

A lepra trata-se de uma doença transmissível, que afeta os nervos e a pele. A lepra tem cura, apesar de necessitar de uma longa época de incubação e de tratamento. Na sua origem estão a falta de água potável e de higiene, a desnutrição, entre outros males associados à pobreza.

Compartilhar este post