7 medalhas para o Acro Clube da Maia no Campeonato da Europa de Ginástica Acrobática

7 medalhas para o Acro Clube da Maia no Campeonato da Europa de Ginástica Acrobática

Das 13 medalhas que Portugal conquistou no campeonato que decorreu em Pésaro, Itália, de 23 de setembro a 3 de outubro, sete são de atletas maiatos.

Depois de, no passado dia 24 de setembro, os atletas do Acro Clube da Maia terem entrado em competição nos Europeus por Idades de Ginástica Acrobática e da quadra masculina 11-17, com Afonso Maia, Diogo Cardoso, Jorge Silva e Pedro Machado, ter conquistado a prata, foi no primeiro dia de outubro que o par feminino sénior, Rita Ferreira e Rita Teixeira, conquistou a medalha de ouro no exercício de Equilíbrio. Estas medalhas foram apenas um prenúncio de que os atletas maiatos conquistariam a Europa.

Par Feminino Sénior, Rita Ferreira e Rita Teixeira
Fotografia D.R.

No passado sábado, no Campeonato da Europa de Ginástica Acrobática ficaram garantidas seis finais. O trio feminino sénior apurou-se em All Around, em quarto lugar e em Equilíbrio, no segundo lugar. Por sua vez, o par feminino sénior apurou-se para a final All Around, em primeiro lugar, bem como para o exercício de Dinâmico, em terceiro lugar. Já o par feminino júnior conseguiu o apuramento para a final All Around, em terceiro lugar, e ainda para a final de Equilíbrio no quarto lugar.

Decorria o dia de domingo quando Filipa Patrocínio e Inês Faria, par feminino júnior, alcançaram a medalha de bronze em All Around. O Facebook do Acro Clube da Maia felicitou as jovens atletas: «Que orgulho. Parabéns Filipa e Inês e parabéns treinadores Lourenço França, Úrsula Martins, Nelson Araújo, João Maia e Stephanie Medeiros».

Ainda nas redes sociais o Acro Clube deu conta de mais uma medalha de bronze: «O nosso trio Feminino Sénior Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia acabam de alcançar o 3º lugar do pódio na final All Around do Campeonato da Europa de Ginástica Acrobática. Que lindo». E foi em jeito de brincadeira que, pouco mais tarde, escreveram «parece que as “Ritas” só conhecem a medalha de ouro», aquando do primeiro lugar do pódio de Rita Teixeira e Rita Ferreira, «desta vez na final All Around».

No último dia do Campeonato Europeu de Ginástica Acrobática, segunda feira, o par feminino júnior volta a conhecer o bronze, desta feita na disciplina de Equilíbrio. Quando o par feminino sénior, Rita Ferreira e Rita Teixeira, voltou a pisar a Arena de Vitrifrigo foi também para conquistar a medalha de bronze, na final de Dinâmico. «Três finais alcançadas, duas medalhas de ouro e uma de bronze», escreveu o Acro Clube da Maia no Facebook, felicitando ainda atletas e treinadores.

Par Feminino júnior, Filipa Patrocínio e Inês Faria
Fotografia D.R.

Quanto ao trio Feminino Sénior, Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia, subiu novamente ao pódio para sentir o peso da prata, referente à final da disciplina de Equilíbrio.

«E assim termina mais um Campeonato da Europa de Ginástica Acrobática. Portugal não podia estar mais orgulhoso do que vocês alcançaram, a família ACM não podia estar mais orgulhosa do que vocês fizeram neste Campeonato», escreve o Acro Clube da Maia nas redes sociais, deixando ainda uma mensagem honrosa ao «trio Feminino Júnior (Carolina Marques, Eduarda Portela, Joana Pinto), que devido a lesão tiveram que abandonar o Campeonato da Europa a meio. Força para a recuperação e obrigado pelo vosso esforço incondicional».

Fernando Barros, presidente do Acro Clube da Maia, conta ao MaiaHoje que esta foi «uma participação inédita do clube, dado os resultados obtidos». O presidente diz ainda que Portugal e o Acro Clube ocupam agora «uma posição cimeira no panorama gímnico».

Compartilhar este post