UIVO 9 inaugurada esta sexta-feira

UIVO 9 inaugurada esta sexta-feira

Na próxima sexta-feira, 6 de dezembro, pelas 21h30, decorre a inauguração da 9ª edição da Uivo – Mostra de Ilustração da Maia, que irá reunir mais de 32 artistas, nacionais e internacionais, nas galerias (1 e 2) do Fórum da Maia. A exposição poderá ser visitada até dia 23 de fevereiro do próximo ano.

Com curadoria de Cláudia Melo, a nona edição da Mostra de Ilustração, integrada nas comemorações dos 500 anos do Foral da Maia, alude a uma prática de reflexão acerca do território, aqui considerado como lugar de vivência ilustrado.

A ilustração permite na sua dimensão estética e conceptual, hipóteses de trabalho descritivas, históricas ou realistas e/ou ficcionadas. Cada trabalho exposto, diferente na sua expressão e linguagem individual estará relacionado com o mesmo ponto de partida – “Como pode a ilustração pensar e representar um território – Como pode um território apropriar-se a ideia de ilustração?”

O Território toma aqui um sentido lato, círculo alargado, que se revela, apresenta e faz representar através de um pensamento-mapeamento: do lugar, da cidade, do espaço público ao espaço íntimo, do corpo, da mente, dos percursos, da tradição e alimento, das realidades espaciais ficcionadas, do passado presente e futuro e, por vezes, do que antecede um devir.

As propostas apresentam-se em diferentes expressões e materializações, como a ilustração digital, editorial, artística, gráfica, comercial, cartográfica, ..), e tratam de ilustração e o território coletivo ou pessoal, entendido como lugar de vivência e de relação, feito de todos para todos, lugar inventivo em todas as dimensões (urbanista arquitetónica, social, económica, política) através de uma noção não estática, de constante desafio, mas também de possibilitado de viagens transformadoras.

Mais uma vez, a Mostra de Ilustração da Maia, promovida pela Câmara Municipal da Maia, através da Divisão da Cultura, reflete as ténues fronteiras das categorias artísticas, que aqui se tornam unas, pertencentes a um mesmo território – O da Ilustração. Sem equívoco, apresentam-se trabalhos que dialogam entre ilustração e desenho, ilustração e multimédia, ilustração e arquitetura, ilustração e pintura, ilustração e instalação, através dos artistas: Ana Aragão; Ana Luísa Garcia; Ana Seixas (Pato Lógico); Andrés Sandoval (Pato Lógico); Catarina Sobral (Pato Lógico); Clara Não; Cláudia Salgueiro; Daniel Moreira; David Penela; Elleonor; Fahr; Federico Babina; Francisco Laranjo; Joana Estrela; Jorge Garcia Pereira; José Miguel Cardoso; Júlio Dolbeth; Karen Lacroix; Kino; Leonor Violeta; Luís Cepa; Manuel Marsol (Pato Lógico); Mariana Malhão; Martinha Maia; Pedro Cavaco Leitão; Rodrigo Guedes Carvalho e Ana Duarte; Roger Ycaza (Pato Lógico); Rui Vitorino Santos; Sama; Sphiza; Susa Monteiro (Pato Lógico); Vasco Mourão.

A UIVO 9, que este ano vê alargada por um mês a sua exposição, traz novidades, com um “Talk de Encerramento”, que contará com oradores nacionais e internacionais, agendado para 21 de fevereiro.

Nesta mostra apresentará ainda a 2ª edição da Uivinho – Mostra de Ilustração Infantil da Maia, a decorrer entre 1 e 29 de fevereiro na Biblioteca Municipal da Maia, e um vasto programa de Serviço Educativo composto por: visitas-oficina de 2h para público geral e/ou famílias por ano, aos sábados e domingos; workshops de 2h para escolas do Concelho; workshops para público sénior; conceção e distribuição de Suporte para visitas autónomas.

O evento tem entrada gratuita, aberta ao público de terça a domingo das 9 às 22 horas.

Compartilhar este post