Silva Tiago aponta 2019 para término das obras no aeroporto

Silva Tiago aponta 2019 para término das obras no aeroporto

“Presidências abertas” em Vila Nova da Telha. Investimento de 40 milhões em destaque. 

Silva Tiago, presidente da CM Maia e Joaquim Azevedo, presidente JF VN Telha, iniciaram uma visita à freguesia onde os autarcas tiveram a oportunidade ver “in loco” algumas das necessidades e auscultar as obras já em curso.

Para o presidente CM Maia «O dia é entregue a Vila Nova da Telha e fazemo-lo com muito gosto. Conheço muito bem a realidade do concelho e da freguesia, mas ainda assim não dou o tempo por perdido que despendo. Vim ver com mais detalhe algumas questões, aquela que agora me tem preocupado é a circunstância de uma comunidade cigana que está alojada no Lugar das Lagielas, junto ao Complexo Municipal de Pedras Rubras, e que percebi que algumas crianças de algumas famílias dessa comunidade criam desacerto na Escola Básica do Lidador. Vamos fazer de tudo para ajudar, quer a comunidade cigana, quer a Junta de Freguesia e também o Agrupamento de Escolas Dr. José Vieira de Carvalho, onde essa escola se enquadra. Estamos a falar de cerca de 9 famílias, mas não são todas as crianças que criam desacertos, só as mais agitadas e indisciplinadas e, portanto, iremos ajudar, falando com essas crianças, com os pais e também com o líder da comunidade cigana, de forma a passar a mensagem que eles têm de ajudar porque, se não o fizerem, estarão a perturbar as outras crianças das escolas e isso é impossível», acrescentando que «em relação às condições de habitabilidade dessa comunidade, nós construímos e alojamo-los lá. Portanto, a falta delas são argumentos que não têm valor. Podem haver alguns problemas, na minha casa também há, mas resolvem-se e nós já o fizemos. Estamos a falar de casas que foram feitas e pagas integralmente pela Câmara com muito carinho há uns anos, por isso, eles só têm de agradecer esta bondade da Câmara Municipal».

Num balanço mais alargado o presidente da CM Maia referiu a visita à Escola Básica da Prozela «uma escola que funciona muito bem, quase que uma espécie de escola-modelo, onde vamos ampliar o refeitório, eliminando uma sala do pré-escolar e, com isso, vamos construir uma nova escola com uma nova sala para o pré-escolar. Vamos também querer ampliar o recreio e fazer uma parte coberta para os miúdos brincarem nesse recreio de uma forma mais confortável. Tudo isto são coisas para as quais a Câmara está muito atenta e resolve porque tem potencial e capacidade para resolver os seus problemas, não precisa de ajudas», disse.

A ANA Aeroportos está a preparar-se para construir um Taxiway novo para aumentar a capacidade de tráfego aéreo do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Para isso terá que aumentar o túnel, efetuar um desvio na Rua da Fábrica, situação que segundo Silva Tiago «já está protocolada com a Câmara há mais de dois anos. Foi aprovado pela Câmara e pela Assembleia Municipal e vai agora iniciar a empreitada este verão, com previsão de término em setembro de 2019. Trata-se de um investimento de 40 milhões de euros que gerará mais emprego, mais economia. Haverá a necessidade de criar mais hotéis, também na Maia e, neste momento, estão a ser construídos 6 novos hotéis na área do Aeroporto. Isso é excelente para nós e Vila Nova da Telha, na minha perspetiva, será uma freguesia que terá um forte desenvolvimento e aquilo que nós queremos é que o tenha de uma forma sustentada e não abrupta e sem regra porque isso não é desenvolvimento. Queremos evoluir, mas de uma forma positiva».

Quanto ao resto da visita «estive a olhar para as pretensões do Sr. Presidente da Junta e acho-as perfeitamente sensatas. Ainda há pouco, quando entravamos neste edifício sede da Junta, perguntei-lhe quando iniciavam as obras de reabilitação e ele disse-me que já estão adjudicadas e a Câmara vai dar uma ajuda de 40 mil euros para que a Junta possa dar uma reabilitação geral a este edifício que é muito bonito, para que tenha melhores condições e esteticamente seja ainda mais apresentável. Felizmente que vivemos com muita qualidade. Gostava de ver se seria possível terminar as obras este mandato e inaugurar a infraestrutura do Estádio Municipal de Pedras Rubras. Uma obra que começou ainda com a presidência do Dr. Vieira de Carvalho e, por isso, gostava imenso de concluir e de o inaugurar. Já está à disposição da comunidade e do FC Pedras Rubras, mas acho que vale a pena fazer um esforço para que esta obra fique completamente acabada e seja inaugurada por todos nós», disse já com cerca de metade do percurso efectuado.

«Muito bom entendimento» entre Junta e Câmara

Para Joaquim Azevedo, presidente JF VN Telha «O entendimento com o Sr. Presidente é muito bom. Somos uma Junta que respeita muito a Câmara e ela também nos respeita, como tal só temos a dizer bem da Câmara Municipal e do Sr. Presidente.

No que diz respeito às expectativas para a freguesia de Vila Nova da Telha, nós temos alguns projetos. Já há algum tempo que temos vindo a falar com o Sr. Presidente e a expor-lhe quais a necessidades, ele tem estado atento e tem levado para a frente os projetos que Vila Nova da Telha necessita.

Hoje de manhã, no Parque Escolar, fizemos chegar à razão quais as necessidades mais urgentes para as escolas, nomeadamente nas obras, e tenho a certeza que o Sr. Presidente vai fazer tudo para que essas obras aconteçam porque é para os vilanovenses, é para os maiatos e são intervenções importantes, que vão dar mais qualidade e comodidade às crianças da nossa freguesia.

A nossa freguesia divide-se em duas partes: a zona histórica e a zona nova. Em termos de acessibilidades, na parte nova não existem grandes necessidades, no entanto na zona histórica há, de facto, algumas dificuldades porque estamos a falar de ruas estreitas e antigas. Sempre que nos é apresentado algum problema na Junta de Freguesia, nós tentamos resolver e vamos ao encontro dessas necessidades, mas são situações pontuais», referiu o presidente de Junta.

Compartilhar este post