Hoje, 22 de março, pelas 18h30, a Biblioteca Municipal da Maia abre portas para a apresentação do livro “O Teatro do Porto entre Guerras – Os Teatros Carlos Alberto e São João (1914-1945)”, da autoria de Joana Miguel Moreira.

No âmbito do Dia Mundial do Teatro, celebrado a 27 de março, a Câmara Municipal da Maia, em colaboração com o Teatro Art’imagem, realiza a Primavera do Teatro onde se insere o lançamento deste livro.
Ao longo dos tempos, o teatro refletiu as necessidades, as preocupações, reproduziu os comportamentos e os ideários dominantes, pelo que a análise da produção dramática e da representação teatral se converte num instrumento útil para o conhecimento de uma determinada época sob o ponto de vista cultural e social. Este livro debruça-se sobre um tempo de mudanças.
O livro mostra, para o período entre 1914-1945, as mudanças ideológicas e comportamentais ocorridas na transição da I República para a Ditadura Militar e Estado Novo, através da análise dos textos dramáticos de autoria nacional e respetivas representações nas salas de espetáculo selecionadas, bem como as críticas obtidas.

A autora
Joana Miguel Moreira é natural de Viana do Castelo, mas é na Maia que reside. Está a frequentar o doutoramento, mas a sua carreira fica também marcada pela presença nos palcos, em colaboração com o Teatro Art’Imagem.

 

 

 

Deixe uma resposta