Inaugurou no passado dia 7 de novembro, e estará patente até 1 de dezembro próximo, no Fórum da Maia. 

A propósito, Lourenço França, Diretor Técnico do Acro Clube da Maia, refere que «“harder . better . faster . stronger” é um título que, ao contrário do cliché fotográfico, condensa em si mil imagens. Não é um lema ou, sequer, uma obrigatoriedade mas é uma constatação sobre a vida ou, melhor, sobre o que a Ginástica nos ensina sobre a vida e que, nestas “mil imagens”, o Luis Mateus tão brilhante e maravilhosamente captou. Estas fotografias são a essência da vida. E são, por isso, a essência da Ginástica.

O que queremos encontrar numa fotografia? Queremos, tão-só, que nos seja transmitido um sentimento! Seja uma paisagem e as sensações que ela nos desperta, seja um olhar e o que através dele conseguimos “ver”.

O Luis Mateus absorveu a essência do Acro Clube da Maia (da Ginástica e da vida) ao longo dos meses em que nos visitou diariamente. Absorveu os olhares, os pequenos dramas, os choros e os sorrisos; absorveu os dias e as noites de “mil treinos” (os bons e os menos bons), as frustrações, as alegrias, os sucessos e as conquistas. Absorveu as pessoas e as verdades de cada uma. E depois, com um click (ou muitas centenas deles), derramou todos esses sentimentos num conjunto de imagens que são de uma simplicidade/complexidade capaz de nos colocar lá, no sítio onde foram tiradas, dentro dos contextos, dos momentos e, muito especialmente, das emoções vividas.

Desde a sua fundação que os pilares do Acro Clube da Maia se baseiam nos acrónimos Amizade, Confiança, Respeito e Organização (ACRO). Tudo isto, captado na perfeição pelo Luis em incontáveis sessões de treino em que o Luis foi “mais um” ginasta ou treinador dentro do ginásio. Deixou de ser uma “pessoa” que aparecia para tirar fotos ou fazer reportagens ou entrevistas. O Luis tornou-se um membro do grupo, da nossa tribo da Ginástica. Só assim poderíamos ter fotografias tão verdadeiras e transparentes.

Se as imagens valem mil palavras, neste caso valem mil sentimentos, mil emoções, mil abraços»

Gratuito

ABERTA AO PÚBLICO: de terça a domingo das 09h00 às 22h00
CONTACTOS: 22 940 86 43 | infocultura@cm-maia.pt
FÓRUM DA MAIA | CENTR’ARTE

Deixe uma resposta