Fórum Jovem da Maia celebra 25 anos

Fórum Jovem da Maia celebra 25 anos

Primeiro espaço municipal do país dedicado à juventude celebrou ontem o 25º aniversário.

O Fórum Jovem da Maia fez ontem, dia 8 de abril, 25 anos. Aquela que foi a primeira estrutura a nível nacional exclusivamente de apoio à juventude continua a ser um equipamento de referência.

Aberto a 8 de abril de 1995, o Fórum Jovem da Maia era, à época, um caso paradigmático a nível nacional, tanto pelas características do espaço, como pelos serviços, e, sobretudo, pela sua filosofia.

O Fórum Jovem da Maia dispõe dos seguintes serviços e infraestruturas de apoio: Auditório, Sala de Exposições, Área de Apoio ao Associativismo Juvenil, Centro de Incubação e Aceleração de Empresas – em parceria com a ANJE – e os serviços administrativos do Pelouro da Juventude.

Ao longo dos 25 anos de atividade, o Fórum Jovem da Maia acolheu inúmeras iniciativas, promovidas sobretudo pelos jovens do concelho, nas áreas das Artes Plásticas, da Música, do Teatro, da Literatura e de outras expressões artísticas, bem como atividades de ocupação de tempos livres, proporcionando a muitos milhares de jovens a oportunidade de testarem os seus projetos, de divulgarem os seus talentos e de iniciarem as suas carreiras artísticas.

O Empreendedorismo Jovem foi sempre uma ação marcante do Fórum Jovem da Maia, desenvolvida em parceria com a ANJE (Associação Nacional dos Jovens Empresários), que aí faz a gestão do Centro de Incubação e Aceleração de Empresas da Maia.

Também na área do Apoio ao Associativismo Juvenil, o Fórum Jovem da Maia desenvolveu uma dinâmica inovadora, disponibilizando um serviço de apoio à criação de associações juvenis, bem como espaços para as suas sedes administrativas, apoio logístico e estruturas para o desenvolvimento das suas atividades.

Na altura em que celebra os seus 25 anos de atividade, o Fórum Jovem da Maia continua a ser um equipamento de referência, um espaço de memória para muitos milhares de jovens e adultos e o reflexo da Política de Juventude que o Município da Maia vem desenvolvendo ao longo das últimas décadas.

O Fórum Jovem da Maia surgiu com a necessidade sentida pela Câmara Municipal de corporizar a ação do Pelouro da Juventude, tendo sido criados um conjunto de espaços dinâmicos estrategicamente localizados em rede, com vista à descentralização das oportunidades e colocando-se mais próxima do público para quem trabalha e com quem trabalha.

Fotografia com direitos reservados

Compartilhar este post