Folclore de S. Pedro Fins na “Praça da Alegria”

Folclore de S. Pedro Fins na “Praça da Alegria”

O Grupo Folclórico Infanto-Juvenil de S. Pedro Fins, que completou recentemente o seu primeiro ano de existência, teve, no passado dia 13 de novembro, uma participação especial no programa “Praça da Alegria” da RTP1, com o intuito de divulgar e preservar as tradições e costumes maiatos. 

O grupo fez a abertura do programa com a atuação ao vivo do tema “Malhão”. Durante a pequena entrevista dos apresentadores Sónia Araújo e Jorge Gabriel, Tiago Costa, professor do grupo, revelou que o grande impulsionador do projeto foi Alvarinho Sampaio, presidente a Junta de Freguesia de S. Pedro Fins.

Este é um conjunto composto apenas por crianças e jovens, cuja média de idades ronda os oito anos de idade, tendo o elemento mais novo dois e o mais velho quatorze anos.

O Grupo Folclórico Infanto-Juvenil de S. Pedro Fins foi acompanhado aos estúdios pelos alunos finalistas da Escola EB1 de Arcos – São Pedro Fins, como consequência de uma parceria estabelecida entre estas duas instituições e a Câmara Municipal da Maia, com o projeto “Escola Aberta”, através do qual o grupo realiza atividades em quatro escolas , pertencentes ao Agrupamento Levante da Maia, a saber: EB1 Arcos, EB1 Folgosa, EB! Santa Cristina e EB1 Frejufe. Também a acompanhar esteve o grupo Junt’Amigo que, desde a fundação do grupo, tem prestado grande apoio «com tudo o que é possível».

 

Compartilhar este post