Dia Mundial do Cancro do Pâncreas: doença tem a menor taxa de sobrevivência

Dia Mundial do Cancro do Pâncreas: doença tem a menor taxa de sobrevivência

Hoje, 21 de novembro, é assinalado o Dia Mundial do Cancro do Pâncreas. Doença  tem a menor taxa de sobrevivência entre os principais tipos de cancro e é o único com uma  taxa de sobrevivência de apenas 2 a 9% aos 5 anos.

«O tempo prolongado de espera para realizar um exame complementar poderá retirar meses de vida aos doente com cancro do pâncreas e é urgente que Portugal possa ter diagnósticos mais atempados», alerta Vítor Neves, presidente da Europacolon Portugal, associação de apoio a doentes com cancro digestivo, que hoje assinala o Dia Mundial do Cancro do Pâncreas, com a campanha de sensibilização internacional #ExigirMais pelo cancro do pâncreas.

«Quando os doentes são diagnosticados precocemente, e a tempo de uma cirurgia, há uma maior propensão a que sobrevivam 5 ou mais anos após o diagnóstico. Devemos olhar para outros países, onde o diagnóstico do cancro do pâncreas demora cerca de 3 semanas, o que diminui a evolução do cancro, aumentando o tempo de vida do doente», explica Vítor Neves.

 O presidente da Europacolon sublinha ainda que, em 2019, «o cancro do pâncreas continua a ter taxas de sobrevivência muito baixas e a taxa de mortalidade continua a aumentar. É urgente mudar este cenário, especialmente numa altura em que o financiamento para a investigação nesta área se mantém inalterado face aos últimos 40 anos».

A campanha  #ExigirMais pelo cancro do pâncreas tem como principal objetivo «alertar para a necessidade de se estar mais atento aos sintomas desta doença, que continua a ser o cancro com maior índice de mortalidade, e dotar os profissionais de saúde, em particular a Medicina Geral e Familiar, de sensibilidade para a identificação e valorização dos sintomas, permitindo um diagnóstico precoce. Os sintomas do cancro do pâncreas são muitas vezes confundidos com sintomas de outras patologias, menos graves, o que na maior parte das vezes dificulta um diagnóstico atempado  da doença. É muito importante que os profissionais de saúde de Medicina Geral e Familiar, em contacto direto como doente, valorizem os sintomas e identifiquem doentes de risco. Só desta forma conseguiremos aumentar o diagnóstico e dar mais tempo de vida a estes doentes», conclui o responsável.

A campanha de sensibilização tem como elemento central um vídeo partilhado nas redes sociais e que alerta para os sintomas desta doença oncológica, que não devem ser ignorados: Dor abdominal; Dor nas costas ou lombar; Perda de peso inexplicável; Pele e olhos amarelados; Aparecimento de diabetes de início recente sem aumento de peso; Náuseas; e Alteração de hábitos intestinais.

Todos os dias, mais de 1.257 pessoas em todo o mundo são diagnosticadas com cancro do pâncreas e cerca de 1.184 morrerão desta doença. O cancro do pâncreas tem a menor taxa de sobrevivência entre todos os principais tipos de cancro e é o único com uma  taxa de sobrevivência de apenas 2 a 9% aos 5 anos.

Para além desta campanha de sensibilização, a Europacolon está a tentar desenvolver um estudo pioneiro junto dos médicos de Medicina Geral e Familiar com o objetivo de melhorar a prevenção e diagnóstico do cancro do pâncreas.

Compartilhar este post