Documento melhora comunicação com autoridades e emergência médica em casos de urgência.

Para melhorar o processo de comunicação com as autoridades e serviços de emergência médica, a Associação Safe Communities Portugal (ASCP) desenvolveu um cartão de identificação de emergência dirigido a turistas e residentes estrangeiros em Portugal, mas que poderá ser utilizado por qualquer cidadão nacional.

O Cartão de Emergência não substitui um documento de identificação oficial, mas pretende funcionar como uma fonte de informação adicional que contém dados específicos como medicação, alergias, doenças atuais ou até informação sobre as autoridades dos países de origem dos cidadãos, para situações em que se revele necessário estabelecer um contacto direto.

Em colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Polícia de Segurança Pública (PSP) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a Associação Safe Communities Portugal pretendeu, desta forma, dar resposta a uma necessidade identificada pela comunidade estrangeira em Portugal, disponibilizando num único documento dados pessoais e de saúde que podem ser úteis às equipas médicas e às autoridades numa situação de emergência.

O documento está disponível para download nas páginas na internet da Safe Communities Portugal, do INEM e das Forças de Segurança, e vai ser dado a conhecer às comunidades estrangeiras em Portugal através das respetivas embaixadas.

Os cidadãos interessados podem descarregar o cartão em formato pdf nas páginas destas instituições, preencher com os dados que entenderem adequados, recortar e plastificar o documento para que possa estar sempre na sua posse.

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