“O Cardume”, um teatro de marionetas construídas com «100% plástico reciclado»

“O Cardume”, um teatro de marionetas construídas com «100% plástico reciclado»

Amanhã, dia 27 de abril, pelas 16 horas, sobe ao palco do Fórum da Maia o teatro de marionetas “O Cardume”. E ainda no mesmo dia, pelas 17 horas, realiza-se o workshop de marionetas “Do plástico fiz sardinha”.

Era uma vez um polvo que um dia encontrou uma linda pérola no fundo do mar. Tomado pela ambição, só pensava em ter mais e mais pérolas na sua coleção. Quando se encontrou com um cardume de sardinhas, tantas e tão juntinhas, teve uma ideia genial: em troca de mais pérolas, vendeu-lhes o próprio coral.

Uma fábula submarina para toda a família, ao som de canções originais, onde o público imerge num oceano mágico e sensorial. Os peixes, no cardume não têm um líder, mas ainda assim nadam a grandes velocidades em todas as direções sem nunca desfazer a formação. Basta-lhes ter consciência da presença dos vizinhos e respeitar a sua distância. Assim, quando um peixe vê algo, seja alimento ou um predador, pode guiar os outros com um simples movimento, provocando uma reação em cadeia. Nós somos de certa forma como o cardume. Evoluímos em consenso no grupo em que estamos inseridos. Mesmo que tenhamos noção do que nos está a acontecer, não podemos simplesmente mudar a forma como as coisas acontecem. Todavia, talvez a nossa consciência coletiva possa desencadear uma reação em cadeia.

“Muda contigo o cardume!” é o mote deste espetáculo. Para o criar, explicam, «mergulhámos num intenso processo de pesquisa e experimentação, e conseguimos construir um conjunto de marionetas, com 100% plástico reciclado, utilizando tampas de garrafas, embalagens de champôs, produtos de limpeza, sacos plásticos, etc. Preparámos ainda uma oficina criativa onde ensinamos aos participantes algumas dessas técnicas, para que juntos possamos transformar o nosso lixo em coisas novas».

«O excesso da exploração de recursos naturais, a constante necessidade de consumo de mais e mais coisas obsoletas e a abismal quantidade de lixo que produzimos diariamente, em particular o plástico, estão a intoxicar o ar que respiramos, a água que bebemos e até os alimentos que comemos. É urgente promover um maior conhecimento sobre as consequências da forma como vivemos, especialmente junto das crianças, herdeiras desta dívida gigantesca que temos para com o planeta», referem.

Workshop “Do Plástico Fiz Sardinha”
Idades:3-18 | Duração: 40min.

Nesta oficina os participantes são convidados a transformar o seu próprio lixo (sacos plásticos) nas personagens do espetáculo “O Cardume”. Utilizando técnicas de reciclagem de

BILHETEIRA
Bilhetes ao preço único de 5,00€/espetáculo e 5,00€ workshop.
Locais de Venda: Fórum da Maia (segunda a sexta-feira 09h00 – 12h30 / 14h00 – 17h30, e uma hora antes do espetáculo).
Biblioteca Municipal da Maia (segunda-feira: 18h00 – 22h30, terça-feira a sábado: 09h30 – 22h30).
Maia Welcome Center (todos os dias entre 09h00 e as 19h00)
BILHETEIRA ON-LINE https://forummaia.bol.pt/

 

Compartilhar este post