Vestir por fora, vestir por dentro

Vestir por fora, vestir por dentro

No próximo sábado, dia 27 de janeiro, pelas 14h30, o Museu de História e Etnologia da Terra da Maia leva a cabo mais uma iniciativa “Conversas no Museu” com o tema “Vestir por fora, vestir por dentro”. 

O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia e, a sua vertente etnográfica e etnológica, estão vocacionados para a investigação e divulgação dos aspetos referentes à vida rural do concelho da Maia e, na sua vertente histórica, investigar e divulgar a vivência das suas gentes num espaço territorial que é a “Terra da Maia”, a sua antiguidade como unidade sócio cultural e geográfica.

Assim sendo, com esta iniciativa, o Museu pretende dar continuidade ao que vem sendo feito, com amostragem das tipologias existentes no TRAJE – “Vestir por fora, vestir por dentro”, conservação preventiva e acondicionamento dos Bens Culturais em análise, assim como a tipologia de tecidos existentes na época (séc. XIX e meados do séc. XX), permitindo desta forma o alargar do conhecimento a todos quantos queiram apreender.

O encontro contará com três palestrantes especialistas nas diferentes áreas, entre os quais Daniel Café, Ludgero Marques e  Gil Raro, constituindo, assim, uma mais-valia na resposta às necessidades específicas dos grupos de folclore e consequente valorização do património.

Tratar-se-á dos seguintes temas, pela respetiva ordem, “Desde a recolha à reconstituição do traje tradicional português: uma problemática multifacetada”;  “Vestir por fora, vestir por dentro, a sua importância etnológica e antropológica no conjunto do traje”; e “Tecidos e subsidiários para a confeção dos trajes oitocentistas e meados do seculo XX e respetivo acondicionamento”. Será ainda reservado um espaço para debate e considerações finais.

O evento terá entrada gratuita.

 

Compartilhar este post