«Somos adultas e queremos ver o Mundo pelos olhos das crianças»

«Somos adultas e queremos ver o Mundo pelos olhos das crianças»

“Ambivalências” mostra o trabalho de Joana Pinho e Paula Alves, inaugurado este sábado em expoisção na Galeria de Arte do Mira Maia Shopping. 

O Mira Maia Shopping inaugura, no próximo sábado, 16 de novembro, uma exposição de ilustração subordinada ao tema “Ambivalências”, da autoria de Joana Pinho e Paula Alves. A exposição estará patente na Galeria de Arte do Mira Maia Shopping, até 16 de janeiro de 2020.

Nascidas em 1978 e ambas naturais do Porto, Paula Alves e Joana Pinho conheceram-se no ensino secundário, onde iniciaram a sua formação artística no agrupamento de Artes da Escola Secundária do Padrão da Légua.

Seguiram depois percursos separados. Paula Alves licenciou-se em Design de Comunicação, na Escola Superior de Artes e Design (ESAD), enquanto Joana Pinho formou-se em Arquitetura, na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP).

Ambas abordaram o mundo da ilustração através da experiência da maternidade: a (quase) inevitável projeção dos seus sentidos na experimentação do Mundo pela moldura dos olhos inexperientes da infância foi libertadora. A necessidade tantas vezes irreprimível de criar conheceu aqui um tema e um percurso, e a ilustração foi o seu veículo de eleição.

Paula Alves e Joana Pinho reencontraram-se em 2018, através de uma iniciativa da Ajudaris, na qual ambas participaram ilustrando pequenos textos infantis.

Presentemente, procuram, através da ilustração, refletir as suas fugas imaginárias e visões alternativas da realidade.

«Somos adultas e queremos ver o Mundo pelos olhos das crianças. Trazemos para o papel a nossa experiência da inexperiência, a irrealidade só presente na nossa realidade artística», explicam.

 

 

Compartilhar este post