Ordem dos Médicos Veterinários faz apelo à solidariedade dos portugueses para ajudar os animais sobreviventes dos incêndios

Ordem dos Médicos Veterinários faz apelo à solidariedade dos portugueses para ajudar os animais sobreviventes dos incêndios

Perante a devastação dos incêndios do último fim de semana, o Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid, vem lançar um apelo a todos os portugueses e empresas nacionais para a doação de alimentos para os animais que sobreviveram aos incêndios. Esta tragédia que ceifou a vida a milhares de animais deixou outros milhares numa situação de completa escassez de alimentos, como palha, feno e alimentos compostos.
O setor da avicultura, que representa cerca de 60% da atividade da região Centro do país, foi o mais afetado com a morte de milhares e milhares de aves, a destruição total de pavilhões e ainda do maior centro de incubação do país.
Perante tal tragédia têm chegado à Ordem dos Médicos Veterinários inúmeros pedidos de ajuda para dar resposta à escassez de alimentos para os animais sobreviventes, com especial destaque para os ruminantes. Esta escassez deve-se também ao facto de as condições climatéricas deste ano terem sido completamente adversas à produção de géneros alimentícios para os animais e haver poucos stocks para dar resposta a este tipo de emergências.
Nesse sentido, a Ordem vem apelar com sentido de urgência à mobilização dos portugueses para apoiarem estes animais através da doação de alimentos, em especial palha e feno. A Ordem disponibiliza ainda uma conta solidária para onde os portugueses podem contribuir com um donativo cuja verba angariada será totalmente canalizada para a compra de alimentos e medicamentos. IBAN: PT50 0033 0000 00132948492 05.
Dada a premente urgência de alimentar os animais, a Ordem dos Médicos Veterinários já disponibilizou verbas para a compra de 40 toneladas de palha e feno que serão entregues em Oliveira do Hospital e na Lousã. Contudo, existem outras zonas do país a precisarem de apoio.
A Ordem vem mais uma vez agradecer a todos os Médicos Veterinários no terreno que estão a apoiar e a trabalhar no sentido de minimizar as consequências desta tragédia.

Compartilhar este post