Município do Porto assinala “Dia da Proteção Civil” com exercício à escala real

Município do Porto assinala “Dia da Proteção Civil” com exercício à escala real

Amanhã, dia 1 de março, cumpre-se o Dia da Proteção Civil, a nível nacional e internacional, e a Câmara do Porto irá assinalar esta efeméride com a realização de um Exercício à escala real, também conhecido como “Livex”, no cruzamento da Avenida de Dom Carlos I com a Esplanada do Castelo.

O exercício, designado “Foz 2018”, irá recriar um acidente, provocado por uma onda que galga a via, envolvendo um autocarro turístico e um ligeiro de passageiros. As consequências irão requerer a convocação da Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) e a ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil do Porto.

O exercício, a decorrer entre as 14h00 e as 17h30, visa «testar a ativação do Plano Municipal de Emergência, melhorar os procedimentos e a interoperabilidade entre agentes de proteção civil e demais entidades cooperantes e aferir a implementação de eventuais melhorias no sistema de gestão de emergências que se encontra devidamente certificado e implementado no município».

A CMPC assegura que todas as entidades e instituições de âmbito municipal imprescindíveis às operações de proteção e socorro, emergência e assistência, previsíveis ou decorrentes de acidente grave ou catástrofe, se articulem entre si garantindo os meios considerados adequados à gestão da ocorrência.

Durante o exercício, a Comissão Municipal de Proteção Civil irá reunir-se no Centro de Gestão Integrada (CGI), sediado nas instalações do Batalhão Sapadores Bombeiros (Rua da Constituição, n.º 1418), a partir de onde irão garantir a interoperabilidade de todas as entidades presentes no teatro de operações, monitorizando a situação em tempo real e emitindo os avisos e informação relevantes para a população e órgãos de comunicação social.

Compartilhar este post