Mercado online dos brinquedos eróticos vibra com a pandemia

Mercado online dos brinquedos eróticos vibra com a pandemia

Estamos em Fevereiro de 2020 e ouvimos um burburinho que nos começa a desassossegar. Em Itália pessoas começam a demonstrar sintomas de um qualquer vírus desconhecido, retrocedemos dois ou três meses e verificamos que há indícios de um vírus desconhecido que parece ter origem em Wuhan, na China. Não tardará muito a que se perceba que esse vírus se propaga a uma velocidade incontrolável abrindo, deste modo, uma caixa de Pandora de proporções inimagináveis.

Se a princípio isto possa parecer a premissa para um bom filme de terror, a verdade é que falamos da realidade em que temos vivido no último ano e meio. É certo e sabido que 2020 foi um ano desafiante, todos tivemos de nos readaptar à “nova realidade” e os mercados tiveram de se reinventar. Se para alguns este último ano teve um desfecho menos feliz, para outros foi uma experiência de superação e foi precisamente esse o caso do mercado online dos brinquedos eróticos, que viu em 2020 o maior crescimento de que há memória.

Um mercado em crescimento exponencial

Segundo um relatório do Grand View Rearch, no ano de 2020 o mercado dos sex toys valorizou-se em 33,64 mil milhões de dólares, sendo que se espera uma taxa de crescimento de 8,04% de 2021 a 2028. Outro relatório, desta feita da Technavio, prevê um crescimento de cerca de 9,83 mil milhões de dólares de 2020 a 2024. Mas como se explica um crescimento de vendas de 600% entre 2019 e 2020?

Já existia uma tendência de crescimento deste mercado desde 2019, contudo a pandemia da COVID-19 veio acelerar esse crescimento.

O mundo parou, o desejo sexual espevitou

Se inicialmente as pessoas não sabiam o que fazer em reclusão, rapidamente surgem correntes de entretenimento. Sim, parece que foi há uma eternidade, mas quem não se recorda da febre do pão caseiro? Das tardes de fitness em casa? Ou das festas por zoom às cinco da tarde onde todos partilhávamos brindes remotos? Para algumas pessoas, o confinamento constituiu uma oportunidade de descobrirem novas ocupações e interesses, e claro, para os mais curiosos e atrevidos, a pandemia e o confinamento foram uma oportunidade de explorarem a sua intimidade ou até reacenderem a chama da relação que há algum tempo precisava de manutenção.

Impossibilitados de conviver, afastados pela distância ou apenas motivados pela necessidade de apimentar a sua relação, muitos foram os que se deixaram seduzir pelos brinquedos sexuais, tudo em nome da saúde mental e sexual.

A este respeito, Pedro Correia, CEO e Senior Partner da sex shop online – Vibrolandia, em entrevista à EAN, afirma que em 2020 “o mercado erótico teve a oportunidade de se reinventar, transitar para o online ou reforçar a sua presença neste canal. As redes sociais adultas aumentaram em número de seguidores e oferta, como o Only Fans e conteúdos pagos semelhantes. Os casais em confinamento tiveram de reacender a chama da sua relação, e tudo isto contribuiu para o mercado erótico se manter ativo.”

A revolução sexual

Longe vão os tempos em que os brinquedos eróticos procuravam reproduzir a realidade. Hoje em dia, e cada vez mais apoiada pela tecnologia, estamos a viver uma nova revolução sexual. O facto de agora se puder comprar online e longe de olhares indiscretos é um verdadeiro convite a que os mais tímidos conheçam este mundo que tem as portas cada vez mais abertas para todos. Vemos um crescimento de interesse no mundo imersivo das experiências online, onde a tecnologia nos oferece infinitas novas possibilidades, como sublinha o responsável da Vibrolandia: “as pessoas tiveram tempo e oportunidade para pesquisar e informarem-se sobre a forma de como os sex toys podem melhorar a sua vida, seja fazendo parte de um casal ou estando a sós” A esta explicação, Pedro Correia, acrescenta ainda outra, desta feita relacionada com as regras de higiene e segurança : “o facto de não ser seguro ter encontros ocasionais ou de curta duração provocou também uma maior procura de sex toys”. Na mesma entrevista, o empresário afirmou ainda que os teledildónicos e sugadores de clitóris têm sido dos sex toys mais vendidos. Mistura perfeita entre vibradores e tecnologia, os teledildonicos podem ser manipulados à distância, visto que funcionam através da internet e via Bluetooth.

Não sabemos ao certo quanto mais tempo de vida terá esta Pandemia, mas é um facto que ela abriu novos horizontes, quer na forma como nos conectamos com os outros como connosco mesmos. Caso seja novo neste mundo, ou um repetente na matéria, e queira comprar vibradores, saiba que existem opções para todos os gostos e preferências sexuais para que possa dar vida às suas fantasias ou simplesmente esquecer-se por uns minutos do mundo lá fora.

Artigo com a colaboração de Unik-SEO – Digital Marketing Agency

Compartilhar este post