“Fazer a Festa”, entre a memória e o porvir

“Fazer a Festa”, entre a memória e o porvir

A 38ª edição do Fazer a Festa – Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude, vai decorrer de 28 de Maio a 3 de Junho de 2019, organizada pelo Teatro Art´Imagem, nos vários espaços da Quinta da Caverneira, em Águas Santas.

Esta edição dá seguimento ao novo figurino que foi apresentado o ano passado, voltando o Festival a focar-se na apresentação de espetáculos, companhias e criadores e no debate sobre a atualidade, um fórum anual dos que fazem, pensam, escrevem, divulgam e acompanham regularmente o teatro dirigido especialmente aos pequenos e jovens públicos.

Durante sete dias serão apresentados seis espetáculos diferentes em sete sessões programadas, sempre seguidos de conversas com os espectadores que denominamos “Vozes do Público”.

As companhias participantes, seis no total, são as portuguesas Teatro do Noroeste-CDV, de Viana do Castelo; Fértil Cultural de V.N. de Famalicão e Quinta Parede, de Matosinhos e as espanholas vindas de várias regiões, Karlik Danza Teatro/La Nave del Duende, da Estremadura, Fundición de Sevilha & Oriolo, da Andaluzia e Txo Títeles, da Catalunha.

Os espetáculos e companhias selecionados apresentarão peças de disciplinas teatrais e de autores e encenadores diversos, numa mistura de trajetos teatrais já consolidados e outros mais jovens, com temas e abordagens contemporâneas e que não esquecem o mundo em que vivemos.

Durante a semana os espetáculos decorrerão às 21h30 permitindo assim que crianças e jovens vejam os espetáculos com os seus familiares adultos e, ao fim de semana durante a tarde. As peças programadas para a tarde decorrerão ao ar livre no espaço da Quinta e no Auditório.

Uma Exposição “Ex-votos Teatrais – José Caldas, 40 anos de Teatro” e uma Homenagem a este autor e encenador brasileiro que escolheu há muito exercer a sua atividade artística em Portugal, abre o Festival.

Ainda no primeiro dia, com a presença de mais de duas dezenas de elementos que representam companhias, Festivais de Teatro, espaços e programadores, associações de teatro para a infância e Juventude, revistas e autores ou ensaístas, vindos de todo o País e de Espanha, sem esquecer a Galiza, falarão numa Tertúlia/Encontro sobre o tema “O lugar da Palavra no Teatro para os jovens públicos”.

Durante três dias (quarta, 28, quinta e sexta 30 e 31 de Maio e às 17h30)  na Biblioteca, decorrerá um programa de apresentação e divulgação do trabalho artístico de cinco companhias de teatro e um Festival,  Te-Ato de Leiria;  Festival I/D´Orfeu, de Águeda; Casa da Esquina, de Coimbra; Carruagem, do Porto, PIM Teatro de Évora e Teatro O Bando, de Palmela.

Uma Feira do Livro e de Textos de Teatro para os mais novos decorrerá durante esta edição.

No dia derradeiro do Festival teremos o “Último Ato”, uma reflexão crítica sobre os espetáculos e programação apresentados, onde dois criadores convidados que assistiram a todos as peças, irão partilhar e debater com todos a sua opinião.

Pelas 18h00, 3 de Junho, antes de um encontro final de confraternização que juntará os participantes no Fazer a Festa, o Teatro Art´Imagem apresentará os exemplares nº 1 e 2 dos “Novos Cadernos Fazer a Festa” que darão a conhecer as atas dos debates e encontros que o Festival tem vindo a realizar e versarão também diversos aspetos do teatro para os mais novos, saindo, a partir de agora em cada edição do Festival.

Segundo a organização este é «um Festival que junta a apresentação de espetáculos e um conjunto de mais de meia centena de profissionais e criadores em encontros, debates, exposições e publicações, que se pretende possa constituir no futuro uma espécie de “observatório” da atualidade e memória do teatro que se fez, que se faz e que se deve fazer para os mais novos públicos. Um Fazer a Festa que não esquece a memórias dos seus 38 anos ininterruptos de edições e que está no presente com os olhos posto no porvir», transmitiram.

 

TERÇA-FEIRA, DIA 28 MAIO

16h00 Abertura Exposição “Ex-votos Teatrais – José Caldas, 40 anos de Teatro” Quinta Parede – Matosinhos Galeria Quinta da Caverneira Entrada Livre;

16h30 Homenagem a José Caldas “Por um Teatro Popular a partir da infância” Biblioteca Quinta da Caverneira Entrada Livre;

17h30 “O lugar da Palavra no Teatro para jovens públicos” Tertúlia/Encontro Auditório Quinta da Caverneira Entrada Livre;

QUARTA-FEIRA, DIA 29 MAIO
“Assim se Fazem as Coisas”

17h30 Te-Ato, Teatro de Leiria/João Lázaro;

18h00 Festival I, D´Orfeu, Águeda/Luís Fernandes Apresentação/Divulgação Biblioteca Quinta da Caverneira;

21h30 Autómato – Teatro do Noroeste – CDV – Viana do Castelo Espetáculo Auditório Quinta da Caverneira 50M | M/3;

22h20 Vozes do público Conversa sobre o espetáculo Auditório Quinta da Caverneira;

 

QUINTA-FEIRA, DIA 30 MAIO
“Assim se Fazem as Coisas”

17h30 Casa da Esquina, Coimbra/Ricardo Correia;

18h00 Carruagem, Porto/ Diana Barnabé Apresentação/Divulgação Biblioteca Quinta da Caverneira;

21h30 O Medo Azul – Quinta Parede – Matosinhos – Espetáculo – Auditório Quinta da Caverneira 50M | M/6;

22h20 Vozes do público Conversa sobre o espetáculo – Auditório Quinta da Caverneira;

 

SEXTA-FEIRA DIA 31 DE MAIO
“Assim se fazem as Coisas”

17h30 Pim Teatro, Évora/João Palma;

18h00 Teatro O Bando, Palmela/Margarida Mata Apresentação/Divulgação Biblioteca Quinta da Caverneira;

21h30 La vida de los Salmones – Karlik Danza Teatro – La Nave del Duende – Cáceres/Espanha
Espetáculo – Auditório Quinta da Caverneira 60M | M/6;

22h30 Vozes do público Conversa sobre o espetáculo – Auditório Quinta da Caverneira;

 

SÁBADO, DIA 1 JUNHO
(Dia Mundial da Criança)

16h00 Evaristo&Cia – Txo Titelles – Catalunha/Espanha – Espetáculo Exterior da Quinta da Caverneira M/6 | 45M;

17h00 Vozes do público Conversa sobre o espetáculo Exterior da Quinta da Caverneira Entrada Livre;

18h00 La Primera obra de Arte – Fundición Sevilla & Oriolo – Sevilha/Espanha – Espetáculo Auditório da Quinta da Caverneira M/6 | 60M;

18h45 Vozes do público Conversa sobre o espetáculo Auditório da Quinta da Caverneira;

 

DOMINGO, DIA 2 JUNHO

16h00 Evaristo&Cia – Txo Titelles – Catalunha/Espanha – Espectáculo Exterior da Quinta da Caverneira M/6 | 45M;

17h00 Vozes do público Conversa sobre o espetáculo Exterior da Quinta da Caverneira Entrada Livre;

18h00 Os Grandes Não Têm Grandes Ideias – Fértil Cultural – Vila Nova de Famalicão – Espectáculo – Auditório da Quinta da Caverneira M/6 | 45M;

18h45 Vozes do público Conversa sobre o espetáculo – Auditório da Quinta da Caverneira;

 

SEGUNDA, DIA 3 JUNHO

15h00 “Último Ato” Reflexão Crítica sobre espetáculos e Programa – Auditório da Quinta da Caverneira – Entrada Livre

18h00 Novos Cadernos Fazer a Festa – Lançamento e Apresentação – Auditório da Quinta da Caverneira, Entrada Livre.

OUTRAS ATIVIDADES

“Feira do Livro e Textos de Teatro” – De 28 de maio a 3 de junho
(Durante o horário das atividades programadas) Biblioteca da Quinta da Caverneira.

Compartilhar este post