Faleceu o médico Gustavo Ferreira

Faleceu o médico Gustavo Ferreira

Gustavo João Lopes Simões Melo Ferreira era médico e presidente do Conselho Clínico e de Saúde do Agrupamento Centros de Saúde Maia/Valongo (Aces Maia/Valongo). Faleceu durante a tarde de ontem, 21 de setembro, após doença prolongada. Tinha 44 anos.

Nas redes sociais, a esposa do médico já fez saber que o corpo estará em câmara ardente a partir das 12 até às 20 horas de amanhã na Capela da Igreja do Foco. As cerimónias fúnebres realizam-se na próxima quinta feira, dia 24 de setembro, na Igreja do Foco, no Porto, pelas 13h30. O corpo seguirá depois para o Cemitério da Lapa.

Autarquia aprova voto de pesar

A Câmara Municipal da Maia informou, através de comunicado, a aprovação, por unanimidade, do voto de pesar pelo falecimento.

Gustavo Ferreira «revelou sempre um elevado sentido da missão pública que lhe estava confiada e manteve com a Câmara Municipal da Maia, particularmente com o Executivo e com as equipas técnicas que organizaram e operacionalizaram com as autoridades de saúde a resposta aos primeiros impactos da pandemia que estamos a enfrentar, uma excecional cooperação pessoal e institucional e espírito de partilha colaborativa, colocando-se invariavelmente ao serviço das pessoas, da saúde pública e do bem-comum», pode ler-se no voto de pesar.

A notícia do falecimento do médico foi conhecida durante a reunião de Câmara, tendo António Silva Tiago proposto o voto de pesar, onde se sublinha «a sua permanente disponibilidade para equacionar problemas contribuindo generosamente para encontrar soluções, principalmente quando o que estava em causa eram assuntos do foro técnico da saúde, destacando-se nessa matéria o facto de ter assumido a direção clínica do nosso ZCAP. Diante a memória de um homem dotado de grandes qualidades humanas que orientava a sua conduta pessoal pela cortesia e modo afável no trato, os membros desta Câmara Municipal curvam-se com profundo respeito e prestam tributo ao homem, ao cidadão e ao servidor público exemplar».

Nota Curricular (in Diário da República)

Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Grande Porto III – Maia/Valongo, desde 2015.

Médico assistente de Medicina Geral e Familiar na USF Bela Saúde, Ermesinde, desde 2013.

Iniciou a sua atividade clínica em 2005 como Médico eventual no Centro Hospitalar de Vila Real. Posteriormente e até 2013, integrou diferentes equipas médicas em diferentes âmbitos, quer ao nível de eventos desportivos, cuidados integrados, apoio domiciliário, unidade de apoio integrado e orientação de jovens. Foi ainda elemento médico da CPCJ de Amarante.

Auditor de Normas Clínicas desde 2016, DGS.

Mestrando de Gestão das Organizações – Ramo: Gestão de Unidades de Saúde, 2019, Instituto Politécnico do Porto.

Pós-graduação em Medicina Desportiva, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Licenciatura em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Orientador de Formação do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar.

Assistente Convidado da Disciplina de Traumatologia e Socorrismo do plano de estudos da Licenciatura em Educação Física e Desporto do Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE), Felgueiras, até 2009.

Assistente da Disciplina de Fisiologia do Exercício do plano de estudos da Licenciatura em Educação Física e Desporto no Instituto de Ciências Educativas (ISCE), Felgueiras, até 2008.

Investigador, coautor e autor de vários trabalhos de revisão, apresentados em reuniões científicas e congressos nacionais e internacionais.

Pertenceu a Comissões Científicas e Organizadoras de vários eventos científicos nacionais e internacionais.

Presidiu e moderou mesas em jornadas, reuniões e outros eventos médicos.

Frequentou inúmeros cursos de formação no âmbito da sua formação profissional.

Compartilhar este post