UIVO 8 inaugurada esta sexta-feira

UIVO 8 inaugurada esta sexta-feira

Na próxima sexta-feira, 11 de janeiro, pelas 21h30, decorre a inauguração da 8ª edição da Uivo – Mostra de Ilustração da Maia irá reunir mais de 40 autores nas galerias (1 e 2) do Fórum da Maia. O evento continua com uma conversa com os artistas que irão expor as suas obras até ao próximo dia 17 de fevereiro.

Com curadoria de Cláudia Melo, esta mostra pretende ser um pensamento acerca da ilustração contemporânea. Nesta edição a ideia para a agregação dos vários e diversos autores e obras teve como objetivo a afirmação da ilustração na cultura visual contemporânea, onde será imprescindível o questionamento da (não) especificidade deste medium.

Parte-se da vontade de exercer pensamento acerca do que é a ilustração nos nossos dias. Perguntar, ainda, e voltar a perguntar qual é o campo discursivo desta expressão. Quem são os seus atores, quais as suas metodologias, processos de conceção e produção.

Valha-nos a antiguidade do assunto, mas valha-nos igualmente ainda a necessidade das interrogações como: É ilustração? É desenho? Ou pintura?

Apartada da sua intenção e função, de ser entendida como complementar, a ilustração pratica-se hoje, como aliás todas as outras expressões artísticas, de forma híbrida a mover-se em terreno vago. Mas não perde força. Ganha-a. Afirma-se. Impregna-se de camadas e camadas de sentido. Será agora a altura de juntar tudo isto numa exposição que apresenta peças artísticas, os seus autores e as suas reflexões. Que nos devolve ilustração da ilustração, mas também da pintura, do design, do graffiti, do desenho, da escrita através dos autores da UIVO 8, que são: Afonso Cruz, Ana Biscaia, Ana Lisa Luças, Ana Luísa von Hafe Garcia, António Jorge Gonçalves, Clara Não, Cláudia Salgueiro, Daniel Moreira, Dylan Silva, Esgar Acelerado, Evelina Oliveira, Fedor, Frederico Draw, Godmess, Inês Machado, Joana Estrela, João Fazenda, João Simões, Júlio Dolbeth, Karen Lacroix, Kino, Leonor Violeta, Lina & Nando, Luís Cepa, Madalena Martins, Mariana Baldaia, Mariana Malhão, Marta Madureira, Paula Tavares, Peri Helio, Rita Roque, Rui Ricardo, Rui Vitorino Santos, Sama, Tiago Galo, Tiago Guerreiro, Vasco Mourão, Wasted Rita entre outros.

O evento tem entrada gratuita, aberta ao público de terça a domingo das 9 às 22 horas.

Compartilhar este post