Temperaturas sobem nos próximos dias

Temperaturas sobem nos próximos dias

Temperatura máxima deverá variar, este fim de semana, entre 28 e 35°C nas regiões do litoral, entre 29 e 34°C nas regiões do interior Norte e entre 35 e 39°C nas regiões do interior do Centro e Sul, diz em comunicado o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).  Temperaturas altas prologam-se até dia 21 de agosto.

Devido a uma corrente de leste que vai estabelecer-se a partir de amanhã, dia 18 de agosto, irá verificar-se uma subida generalizada das temperaturas, sendo esta uma situação característica do período de verão.

O anticiclone dos Açores, localizado sobre este arquipélago, estende-se em crista até ao golfo da Biscaia e, em combinação com a depressão térmica, dá origem a uma corrente de leste, com o transporte de uma massa de ar quente e seco com trajeto pela Península Ibérica e Marrocos.

Deste modo, amanhã, dia 18, a temperatura máxima do ar irá registar uma subida acentuada, em especial no litoral.

A temperatura mínima irá registar também uma subida, em particular na noite de sábado para domingo.

Os valores da temperatura máxima poderão mesmo atingir 40°C em alguns locais do Alentejo e vale do Tejo.

Os valores da temperatura mínima deverão variar entre 17 e 22°C a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, sendo expectáveis valores entre 21 e 25°C a sul deste sistema.

O vento soprará fraco a moderado do quadrante leste, por vezes forte nas terras altas, podendo ainda fazer-se sentir o efeito da brisa no dia 18, mas com fraca intensidade.

Esta situação de tempo quente e seco deverá manter-se pelo menos até dia 21 de agosto, com valores de temperatura típicos destas situações, mas claramente inferiores aos registados na onda de calor do início do mês de agosto.

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar: http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritivahttp://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa

Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar: http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/

Compartilhar este post